Cursos destinados a produtores e trabalhadores rurais e suas famílias, além de profissionais envolvidos com o meio rural.

Dúvidas Frequentes

O SENAR-PR oferece cursos para melhorar a produção agropecuária, a renda e a qualidade de vida da família rural paranaense.

Para produtores rurais, trabalhadores rurais e suas famílias, além de profissionais envolvidos com o meio rural.

Os treinamentos do SENAR-PR são oferecidos gratuitamente ao seu público-alvo. A entidade é mantida por produtores rurais e empresas do setor pelo recolhimento de 0,2% ou 0,25% sobre o valor da comercialização dos produtos agropecuários.

Consulte o site ou o aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR ou procure o sindicato rural ou o escritório regional do SENAR-PR mais próximo.

Basta procurar o sindicato rural ou o escritório regional do SENAR-PR mais próximo.

A grande maioria dos títulos do catálogo do SENAR-PR pode ser realizada de forma modular. Este é um arranjo entre os participantes, os instrutores e os parceiros. Consulte a disponibilidade no sindicato rural ou no escritório regional do SENAR-PR mais próximo.

Alguns títulos do catálogo podem ser realizados em período noturno. Para isso é preciso que todos os envolvidos - instrutores, participantes e parceiros - estejam cientes e de acordo com a agenda e os horários da capacitação. Toda ação deve ser organizada por um sindicato rural ou um escritório regional do SENAR-PR e passa por análise e aprovação prévia da entidade.

Produtores e trabalhadores rurais de outros Estados podem participar normalmente das capacitações presenciais do SENAR-PR. Apenas no caso de uma demanda estruturada de grupos maiores, é preciso formalizar o pedido.

Pessoas que não possuem CPF podem participar dos cursos, mas não recebem o certificado. O cadastro dos participantes em uma capacitação é feito pelo CPF, atendendo uma exigência da Secretaria do Trabalho para todo o Sistema S.

Alguns títulos do catálogo do SENAR-PR são destinados a menores de idade. Basta consultar os pré-requisitos de cada título no site ou aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR. Para os cursos que exigem que o aluno seja maior de idade, emancipados não podem participar.

Todos os cursos do SENAR-PR oferecem certificados aos aprovados. Para isso, o participante é avaliado quanto à frequência e à participação no curso.

Os certificados serão emitidos em até 30 dias após o término do curso e serão disponibilizados aqui.

Meus certificados