Cursos destinados a produtores e trabalhadores rurais e suas famílias, além de profissionais envolvidos com o meio rural.

  Produção artesanal de alimentos - geleias, doces de corte e doces pastosos

O que você irá aprender

Geleias, doces de corte e doces pastosos fazem parte da identidade cultural da vida no campo. E neste curso, o participante aprende a fazer alimentos que além de deliciosos são uma forma de aproveitar frutas excedentes na produção da época (safra). Assim, é possível diversificar o cardápio no dia a dia da alimentação familiar. Os participantes irão aprender sobre a importância da higiene na manipulação de alimentos, cuidados com os perigos físicos, químicos e biológicos, qualidade da água, controle, preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento, informações necessárias para boas práticas no preparo de alimentos no dia a dia. Nas 16 horas de curso, 12 horas são destinadas para fazer os doces na prática. O curso é voltado a produtores e trabalhadores rurais, além de integrantes da família.

Público Alvo

Familiares (integrantes da família do produtor rural)

Produtores rurais

Trabalhadores rurais

Conteúdo Programático

- Conceito de frutas; 
- Frutos climatéricos e não climatéricos; 
- Períodos de safras das frutas no Paraná; 
- Métodos de conservação: adição de soluto; exaustão, branqueamento; esterilização, pasteurização, desidratação, embalagens; 
- Rotulagem, Medidas e receitas.

Carga Horária: 16 horas.

Vagas: 10 a 15 vagas.

Pré-requisitos

Maior de 18 anos

Escolaridade: Ser alfabetizado

Saúde: Preferencialmente ter boa condição física e boa saúde

Materiais necessários

Caneta; caderno para anotações; roupa adequada (calça ou saia comprida, blusa com manga , sapato fechado); 02 panos de prato; 02 vidros de conserva

Este curso está suspenso temporariamente devido à COVID-19, mas você pode receber um aviso quando ele estiver disponível.

Receba um aviso por celular ou e-mail quando abrirmos novas inscrições  

Não achou o curso que deseja? Consulte o sindicato rural mais próximo

Mais informações sobre cursos em ?

-

-

-

-

Sindicato

-

-

Você também pode se interessar

Você também pode se interessar

 Whatsapp