Sistema FAEP

SENAR-PR tem seis novos cursos EaD

Inscrições já estão abertas para os títulos voltados aos professores do Estado que tratam dos paradigmas da educação a distância

O SENAR-PR lançou seis novos títulos de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) voltados aos professores do Paraná, em especial àqueles que utilizam os materiais didáticos do Programa Agrinho em sala de aula. No total, essas iniciativas somam-se à atualização de outros 11 títulos EaD e ao curso “Programa Agrinho – Todos contra a dengue”, totalizando 18 capacitações repletas de novidades para os docentes do Estado.

De acordo com a técnica do Departamento Técnico (Detec) do SENAR-PR Josimeri Grein, a meta é reformular todos os cursos EaD da instituição. Hoje, com os novos, são 38 títulos. Os primeiros a passarem por este processo foram os cursos que estão dentro do Programa Agrinho. O objetivo é transformar cada um dos artigos do livro metodológico do Agrinho, entregue aos professores, em cursos a distância, de modo a oferecer estratégias de educação diferenciadas aos docentes.

“Nesse momento pelo qual passamos por uma educação remota, voltada ao sistema híbrido, precisamos de recursos e estratégias diferenciadas para prender a atenção dos nossos alunos”, afirma Josimeri.

Dentre os novos títulos está “Geração Móvel 2.0 – O poder do digital na criação de cenários sustentáveis de inovação pedagógica”, que aborda, de forma prática, o uso de dispositivos móveis (celulares) nos processos de aprendizagem. Segundo Katia Ethiénne dos Santos, pedagoga que atua na coordenação dos cursos EaD da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na tutoria dos cursos do Agrinho, a construção dos cursos EaD tem algumas particularidades.

“Alguns princípios são básicos, mas quando pensamos em um ambiente virtual, é preciso ter oportunidades de aprendizagem diferenciadas. Os ganhos dos cursos online são diferentes recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos”, avalia Katia.

Katia faz parte de um time de profissionais qualificados que atuam na elaboração de novos cursos na modalidade EaD do SENAR-PR. Responsável por três dos seis novos títulos, ela conta como foi o processo de criação. “Participei da construção de três cursos de três autores e pesquisadores internacionais. A partir do momento que os materiais criados por eles chegaram às minhas mãos, meu papel foi olhar para estes materiais e transformá-los em cursos em um ambiente online, que fossem acessíveis, interessantes, desafiadores e, acima de tudo, que trouxessem essa realidade atual que estamos vivendo”, afirma.

O objetivo é fornecer aos professores paranaenses recursos e ferramentas para trabalhar com os alunos neste ambiente virtual do ensino a distância. “Alguns gostam de vídeos, outros preferem ler. No ambiente online podemos criar, por meio dos recursos e plataformas, oportunidades para que o estudante aprenda de acordo com o seu ritmo e com o seu estilo de aprender”, pontua Katia.

Serviço

Os interessados nos cursos podem fazer a inscrição aqui. Além dos seis novos títulos, é possível encontrar o catálogo completo do SENAR-PR, com mais de 300 capacitações.

Confira os novos títulos EaD do SENAR-PR

– Geração Móvel 2.0 – O poder do digital na criação de cenários sustentáveis de inovação pedagógica

– Habilidades de RRI, metodologia de projetos de design e escolarização aberta

– A integração do filme em ambientes digitais de aprendizagem

– Complexidade, transdisciplinaridade e produção de conteúdo

– Escola, educação e ética: Contributo para uma reflexão pedagógica

– Instruir, mediar ou comunicar: contributo para uma reflexão sobre o ato de ensinar

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio