Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR promove capacitação só para mulheres nas áreas de aves e suínos

Curso na área de aves começou como projeto-piloto, ganhou novas turmas e uma versão para a suinocultura

O projeto Donas da Avicultura, que começou de forma tímida com uma turma de 10 alunas em 2016, ganhou novos capítulos. Mais que isso. O sucesso da proposta do SENAR-PR, que busca valorizar e estimular a participação das mulheres na rotina da propriedade rural, expandiu para uma versão voltada à suinocultura, as Donas da Suinocultura.

“As capacitações voltadas para as mulheres são muito importantes, pois, muitas vezes, o marido vai para a lavoura e é a esposa que fica responsável pela operação do aviário e/ou da granja. Com uma turma só de mulheres, elas ficam mais à vontade e se sentem valorizadas”, destaca Humberto Malucelli Neto, superintendente do SENAR-PR. “O projeto-piloto para a avicultura em 2016 fez tanto sucesso, que repetimos neste ano, com mais turmas, e ainda abrimos uma versão para suinocultura”, complementa.

No mês de outubro, que tradicionalmente reúne ações para o público feminino, o chamado Outubro Rosa, quatro turmas reuniram mulheres envolvidas com a avicultura no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do SENAR-PR, em Assis Chateaubriand, na região Oeste. No total, cerca de 40 alunas participaram do treinamento focado na operação de controladores de ambiência para aviários, medições de condições térmicas, inspeção de vedação, entre outros aspectos práticos – conteúdos que fazem parte do curso Trabalhador na Avicultura de Corte. As turmas contaram com produtoras integradas da agroindústria Vibra e das cooperativas Copacol e Lar.

Leia mais sobre as capacitações só para mulheres aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio