Sistema FAEP

SENAR-PR promove atualização dos instrutores do JAA e AAJ

Treinamentos receberam cerca de 100 participantes no CTA de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná

O despertar pela vocação rural nos jovens paranaenses é o propósito que norteia os programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), desenvolvidos pelo SENAR-PR desde 2005 e 2010, respectivamente. Ao longo destes anos, ambas as iniciativas proporcionaram o desenvolvimento de habilidades nos âmbitos pessoal e profissional e a qualificação destes jovens para o mercado de trabalho.

As metodologias aplicadas aos programas são regularmente atualizadas, para que estejam sempre em consonância com as novidades que envolvem este público. A mais recente rodada de treinamentos de nivelamento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de abril. Cerca de 100 instrutores do JAA e AAJ participaram da capacitação promovida pelo SENAR-PR, no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand, na região Oeste do Estado.

De acordo com a pedagoga e coordenadora do JAA, Regiane Hornung, a importância da atualização promovida pelo SENAR-PR é necessária, principalmente, para acompanhar as novas características do jovem do século atual. “Há uma necessidade de entendimento de comportamento e de como deve ser a postura perante a eles. O jovem de hoje deseja criar vínculos com seu professor. Esse seminário auxiliou os nossos instrutores a conseguir ter mais afeto e autoridade em sala de aula”, aponta.

Formação

Marcos Meier, especialista em educação e psicologia, foi o palestrante responsável pelo curso. O profissional repassou conceitos da teoria da mediação da aprendizagem, fundamentada na ideia de que são nas interações sociais que o ser humano começa a atribuir significados e evolui para os processos de aprendizagem.

“Quanto maior for a interação professor-aluno, melhor será a aprendizagem e melhor será o desenvolvimento desse aluno, não importa a idade. São várias estratégias e ferramentas que eu estou trazendo aos professores para que possam interagir melhor e conseguir uma educação de mais qualidade”, afirma Meier, que também destaca a formação continuada de professores como um dos principais diferenciais na qualidade da educação.

Durante a palestra, o educador abordou temas atuais e relevantes ao cenário da juventude, trazendo histórias de sua vivência para exemplificar a metodologia. Um dos assuntos trazidos para a discussão com os instrutores foi a saúde emocional dos jovens e adolescentes, destacando os fatores que precisam ser trabalhados com os alunos para o fortalecimento de sua resiliência. “Nós precisamos levar isso mais a sério, tomar ações para que ele [o aluno] fique mais protegido. Precisamos ter esse cuidado na relação para não atrapalhar e acabar criando um distanciamento. Isso a gente faz com sabedoria, e para isso precisa ter conhecimento”, explica o educador.

Fonte: Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio