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SENAR-PR prepara instrutores para otimizar a aprendizagem no campo

Por meio de capacitação, esses profissionais passaram por atualização de práticas pedagógicas para melhorar o desempenho em sala de aula

Mesmo em um ano de pandemia, o SENAR-PR levou a campo mais de 2,5 mil cursos ao longo de 2020, alcançando 44 mil produtores e/ou trabalhadores rurais capacitados. Esse conhecimento só chega à ponta graças aos instrutores. Neste ano, esses agentes do saber estão passando pela segunda fase de um treinamento para otimizar a condução das turmas, facilitando a aprendizagem em todo o Paraná. Chamada “Aspectos de condução de grupo”, a capacitação já foi aplicada a 11 turmas de instrutores e outras quatro turmas vão acontecer em agosto.

O treinamento foi dividido em quatro etapas. A primeira, de oito horas-aula, ocorreu entre agosto e setembro de 2020, de forma online. Nesta segunda fase, as aulas são presenciais, com carga de 24 horas-aulas. O foco da capacitação, conduzida por Celso Garcia, consultor em desenvolvimento de competências do Sebrae-PR, é dar aos prestadores de serviço instrumentos que possam otimizar o trabalho desempenhado em sala de aula, envolvendo conceitos de dinâmica de grupo, estrutura de treinamento e o papel do facilitador.

“Os instrutores são os grandes responsáveis por fazer com que o conhecimento chegue, efetivamente, ao nosso público: produtores rurais, seus familiares e trabalhadores. Então, é fundamental que eles possam, de forma constante, passar por processos de atualização, de forma a melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos cursos”, aponta a superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm.

“O objetivo da capacitação voltada aos instrutores é aproximá-los dos conteúdos relacionados à condução de grupos, de forma a fornecer a eles ferramentas que os auxiliem a desempenhar o papel de facilitadores em sala de aula”, diz a técnica Tatiana de Albuquerque Montefusco, do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Essa iniciativa já tem feito a diferença no desempenho de quem leva conhecimento ao campo. Instrutor do SENAR-PR desde 2002, Éder Ribeiro da Rosa ministra cursos de ferrageamento, doma racional e manejo. Ele já passou pela segunda etapa do treinamento e já está empregando em sala de aula o que aprendeu, melhorando a sua interação com os alunos.

“O treinamento foi fantástico, excelente. Estou ministrando um curso de ferrageamento e já apliquei o que aprendi. São conceitos e técnicas que estão facilitando o relacionamento com a turma e fazendo com que o conhecimento chegue de forma mais efetiva à turma”, ressalta. “Por exemplo, antes, quando eu via que o aluno estava com uma dificuldade, eu já corria para ajudar. Agora, deixo ele tentar pensar um pouco mais, buscar a solução por ele mesmo. Quando ele constrói a saída na dificuldade, o conhecimento fica mais sólido”, aponta o instrutor, que mora em Jaboti, Norte Pioneiro.

Outro instrutor do SENAR-PR, Rafael Andrzejewski também já está pondo em prática conceitos abordados no treinamento. O profissional aponta o conteúdo relacionado à condução de grupo como um dos principais pontos da capacitação. No treinamento, ele destaca que cada participante fez uma apresentação à turma, que foi gravada e analisada, como forma de melhorar a performance de cada instrutor.

“Gostei de ver a minha gravação e do feedback, de ver o que eu estava fazendo de certo e em que eu estava errando. Para mim, mudou muita coisa. A forma de interagir com os participantes, de gerar mais interesse e fazer com que eles também interajam com os colegas, em torno do conteúdo”, elenca Andrzejewski.

Segundo Tatiana, os retornos dados por Andrzejewski e Rosa não são casos isolados. A equipe tem recebido vários contatos de participantes, que relatam a importância de terem participado do treinamento. Para a técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, isso revela que a capacitação tem sido bem-sucedida.

“Muitos instrutores têm entrado em contato para relatar o quanto a capacitação tem os ajudado a atingir melhores resultados em sala de aula, como uma maior atenção dos participantes, níveis altos de motivação para o aprendizado, interação e o alcance dos objetivos educacionais propostos”, ressalta.

Outras etapas

Após a segunda etapa, a terceira e quarta fases estão programadas para ocorrer a partir de setembro deste ano. Ambas terão duração de oito horas- -aula e serão realizadas na modalidade presencial. Os encontros também serão conduzidos por Celso Garcia, com conteúdo teórico e prático. “Ao fim de todas as etapas, os instrutores serão capazes de compreender os princípios da andragogia, ou seja, a forma como os adultos aprendem, e poderão utilizar as técnicas de condução de grupo para promover um maior aprendizado dos participantes”, diz Tatiana.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

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