Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR – Precisão na Agricultura

2015 com ações em qualidade

Um panorama com os resultados no segundo quadrimestre de 2014 foi apresentado durante a 78ª. Reunião Ordinária do Conselho Administrativo do SENAR-PR, realizada no último dia 30 de setembro. O destaque da apresentação foram as ações previstas para 2015 focadas na precisão na Agricultura, voltadas à melhoria e aprimoramento dos sistemas de produção, fertilidade de solos e manejos conservacionistas em grãos. “A ideia de agricultura de precisão está associada a aquisição de equipamentos, e precisamos pensar primeiro em aprender o bê-á-bá atendendo a demanda do mercado”, justificou o presidente do Conselho, Ágide Meneguette.

“A precisão na agricultura é a etapa que precede a Agricultura de Precisão; retomando processos que foram abandonados, como o plantio direto e a conservação de solos que precisam ser reciclados. É importante que o SENAR-PR invista na difusão destes conceitos”, complementou o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli Netto.

O curso de Aplicação de Agrotóxicos, o terceiro curso mais demandado do SENAR-PR, será reestruturado com as partes de operação e tecnologia de cada equipamento divididas em módulos.

Foco na qualidade é o esteio do planejamento para o próximo ano e prevê, entre outras ações, a contratação de consultores-especialistas para auditar os cursos a campo e validação técnica dos conteúdos dos cursos.
Para 2015 está prevista a ampliação de atendimentos nos Centros de Treinamento Agropecuários (Assis Chateaubriand e Ibiporã). O simulador disponível no CTA de Assis Chateaubriand oferecido pela Stara teve seu software atualizado permitindo a realização de atividades de Agricultura de Precisão (AP) para vários equipamentos.

O balanço
Durante a reunião também foram apresentados números das ações realizadas até o momento. Do programado já foram realizados 78,3% dos cursos previstos para este ano em Formação Profissional Rural (FPR) totalizando 5.359 eventos com 114.803 participantes e carga horária total de 157.404 horas.
Em Promoção Social participaram 22.369 pessoas em 1.615 eventos. Nos 406 eventos de Recursos Humanos participaram 12.336 pessoas totalizando 7.723 horas. Os cursos com maior demanda em FPR foram: Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipastoris (715 eventos), Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos (563 eventos) e Trabalhador na Bovinocultura de Leite (434 eventos).

Entre as ações realizadas pelo SENAR-PR merecem destaque a formação de 150 técnicos no Sudoeste com 96 horas divididas em sete módulos, com profissionais da Emater, prefeituras, cooperativas e assistência técnica privada. Essa capacitação faz parte do projeto desenvolvido pela Emater – Fortalecimento da Atividade Leiteira da Região Sudoeste do Paraná e tem como meta o aumento da produtividade por animal da região, e a consequente melhoria da renda dos produtores de leite.

A formação técnica em Agricultura de Precisão e avaliação técnica de instrutores realizada na Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, para 46 instrutores, foi realizada nos meses de agosto e setembro visando o aprimoramento dos instrutores para atuarem nesta tecnologia. A oferta de novos cursos em parceria com o Centro de Treinamento de Pecuaristas (CTP) são: forragicultura (estabelecimento, manejo e reforma de pastagens), melhoramento genético e cerca elétrica. Foi realizado em setembro o curso de formação de instrutores no novo material do Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com a ABCS e o SEBRAE.

Tecnologia de avicultura
A inauguração do Centro Tecnológico de Avicultura no CTA de Assis Chateaubriand será no dia 15 de outubro, onde a estrutura de treinamento em modelo de aviário automatizado. O projeto é resultado de uma parceria com integradoras avícolas e fabricantes de equipamentos – Plasson, Agrobona, Avioeste, Debona e Tecnoesse, entre outras. Isso permitirá o treinamento do Trabalhador na Avicultura de Corte – Manejo de Frango de Corte na área de operação e manutenção de equipamentos para aviários, buscando a melhoria da ambiência, produção e bem-estar das aves.

O SENAR-PR também está de olho na gestão da propriedade, para isso está em desenvolvimento a capacitação para gerente agropecuário, atendendo à demanda de empresas e propriedades que necessitam qualificar seus gestores. O responsável pela Gerência Técnica do SENAR-PR, Eduardo Gomes de Oliveira, explica que a própria indústria, em algumas áreas, está interessada em ter um fornecedor mais especializado, mais competitivo e com controle mais efetivo de seus gastos. “A tendência de preços é de queda, o produtor que não tiver o controle do seu negócio reduzirá em muito sua margem de lucro podendo inviabilizar seus negócios”, conclui Oliveira.

 
Fonte: Sistema FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio