Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR participa de encontro de cafeicultoras

6º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná levantou demandas e potencialidades da produção feminina de cafés especiais

Não é de hoje que as mulheres vêm se destacando na produção de cafés especiais. No último Concurso Café Qualidade Paraná, de 2017, cinco cafeicultoras da região do Norte Pioneiro do Paraná ocuparam os primeiros lugares na categoria micro lote natural. A sensibilidade e a delicadeza femininas são atributos estratégicos para a produção de cafés especiais, cujos coleta de grãos é feita manualmente.

Para fortalecer a atuação das cafeicultoras, o SENAR-PR participou do 6º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, evento promovido pela Emater na última terça-feira, 8 de maio, em Tomazina (região Norte). Na ocasião a técnica do SENAR-PR, Jéssica D’ângelo verificou quais as demandas do grupo de produtoras, para que a instituição possa oferecer treinamentos voltados a estas necessidades. “Uma das dificuldades desse grupo é a operação de máquinas beneficiadoras de café”, observa.

Outra demanda das produtoras diz respeito a treinamentos para negociação e comercialização da produção. “Esse tipo de evento é importante, não só pela questão econômica, mas também social, uma vez que a mulher está cada vez mais assumindo a gestão das propriedades”, avalia Jéssica. Segundo ela, o SENAR-PR realizou várias capacitações para este grupo de produtoras propiciando a produção de um café de qualidade.

Durante o encontro também foi apresentado o trabalho da Aliança Internacional das Mulheres do Café, da qual faz parte o subcapítulo “Norte Pioneiro do Paraná”.  Também foram apresentados projetos de empresas voltados à produção feminina de café.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio