Sistema FAEP

SENAR-PR lança curso de boas práticas na propriedade leiteira

Treinamento de 42 horas segue preceitos pedagógicos modernos, voltados para o mercado

O curso ‘Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira’ já está disponível no catálogo de títulos do SENAR-PR. A nova formação tem como objetivo auxiliar trabalhadores, produtores rurais e suas famílias na implantação de procedimentos que assegurem a produção de leite com qualidade e segurança. Dividido em três momentos iniciais dedicados ao diagnóstico da propriedade e sete módulos temáticos – cada um com uma visita individual de duas horas à propriedade -, o curso soma 42 horas de duração. “O atendimento é personalizado, a exemplo do que ocorre em uma visita de assistência técnica”, garante o médico veterinário e coordenador de pecuária do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Alexandre Lobo Blanco.

Segundo ele, o curso segue preceitos pedagógicos modernos, voltados para o mercado e orientados conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), para a atividade de ‘Trabalhador de Pecuária – bovino de leite’. “Primeiro foi construído o perfil do produtor de leite, onde ele precisa produzir de acordo com as demandas dos principais compradores”, observa Blanco. Em cada visita às propriedades participantes, o instrutor do curso irá aplicar um questionário, que irá auxiliar o profissional na condução das visitas.

Esse material foi desenvolvido de acordo com a metodologia Global G.A.P (sigla em inglês para boas práticas agrícolas). A cada item checado no questionário caberá ao instrutor dar uma orientação. “O curso não tem caráter de auditoria, mas de orientação. O instrutor vai ser um aliado na busca das boas práticas”, afirma o técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Leia mais sobre o curso aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

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