Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR inaugura Centro Tecnológico de Avicultura no Oeste

A avicultura envolve 19 mil produtores no Paraná, maior produtor nacional de carne de frango, ganha o Centro Tecnológico

Nesta quarta-feira (15/10), o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, inaugura as instalações do Centro Tecnológico da Avicultura no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) na cidade de Assis Chauteabriand, região oeste do Estado. O objetivo é capacitar produtores e trabalhadores para operar equipamentos para aviários, com foco em ambiência (espaço físico), uma vez que a produtividade dos lotes de aves sofre impacto direto das condições de temperatura e umidade e dos gases presentes no ambiente. Os participantes dos cursos, que serão realizados no novo centro, poderão experimentar na prática grande parte da rotina das granjas de aves.

A localização do Centro de Tecnológico de Avicultura é estratégica, uma vez que na região Oeste do Estado existe uma grande concentração de empresas do setor e uma crescente demanda de capacitação de mão de obra. A expectativa é que a nova instalação dê suporte para a realização de aproximadamente 60 cursos por ano, atendendo mais de 800 participantes, entre produtores, trabalhadores, técnicos e estudantes de um universo estimado em cinco mil pessoas que atuam neste setor na região.

A avicultura representa 11% do PIB do agronegócio paranaense e é responsável pela geração de 660 mil empregos diretos e indiretos. No plano nacional, o setor representa 1,5% do PIB brasileiro, tendo movimentando R$ 36 bilhões no ano passado e respondendo por 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos.

Estrutura
A nova estrutura tem 16m de largura por 65m de comprimento e área construída de 1.210,46m2, conta com equipamentos modernos usados na avicultura, para que os participantes possam aprender na prática a operação destas máquinas. Este tipo de treinamento é importante uma vez que nos aviários comerciais não há espaço para experimentação e erro, sob pena de graves prejuízos financeiros. A criação do novo centro conta com a parceria com diversas empresas avícolas, cooperativas e fabricantes de equipamentos.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio