Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR fecha relatório de atividades do 3º trimestre

Cursos de Formação Profissional Rural tiveram um aumento de 9,3% na carga horária

O SENAR-PR realizou, no dia 17 de outubro, a 90.ª Reunião do Conselho Administrativo com apresentação dos resultados do 3º. trimestre de 2017. No período, o SENAR-PR apresentou um aumento de 9,3% na carga horária dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR), na comparação com o mesmo período de 2016. Foram 59.809 horas de capacitação, o que mostra crescimento na busca do trabalhador rural pela profissionalização e que o SENAR-PR tem investido em tempo de qualidade. A ideia foi apostar em cursos de longa duração, permitindo uma capacitação com maior carga horária dos treinamentos de FPR e melhor preparo do trabalhador e do produtor rural. “É o que temos buscado: qualidade e resultados”, afirma o presidente do Conselho, Ágide Meneguette.

“Queremos que os participantes dos nossos cursos tenham uma formação sólida, com domínio da atividade que ele se propôs”, avalia o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli Neto. Os cursos de Aplicação de Agrotóxico e Segurança no Trabalho continuam sendo os mais procurados. “Isto é reflexo da nossa constante preocupação com o bem-estar e a segurança do trabalhador rural”, frisa Meneguette.

Outro destaque do trimestre foi a elevada carga horária investida em capacitações de jovens e em programas de gestão. O curso Preparando para a Gestão tem, na etapa, inicial 144 horas. No Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) são, em média, 133 horas. Foram 241 turmas do JAA, com 4,1 mil participantes, o que totalizaram 31.152 horas. O Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), que prepara o participante para atuar na profissão, teve 960 horas. “Cada jovem sai do curso como um profissional”, diz Meneguette.

Nos cursos voltados à promoção social, Conservas de Frutas e Hortaliças tem o maior número de eventos. Foram 181 capacitações, com 2.236 participantes. Já Inclusão Digital tem tido grande investimento na carga horária. Foram 6.664 horas distribuídas em 164 turmas, com 2.011 participantes. Durante a reunião do Conselho Administrativo do SENAR-PR também foram aprovados a ata da reunião anterior e informado a aprovação do relatório da auditoria externa e parecer do Conselho Fiscal.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio