Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR capacita Gestores Rurais

Além da profissionalização é preciso promover uma visão do produtor rural da atividade como um negócio em que vidas dependem dele

O SENAR-PR montou um programa Gestores Rurais com a FAE Business School para atender empresas como a BRF. São cinco módulos de 16 horas cada, totalizando 80 horas de curso que serão ministrados em quatro horas semanais. Relacionamento do gestor com a equipe, processos e prática de gestão de pessoas, introdução e capacitação do colaborador no trabalho, gerenciamento dos processos de rotina do gestor e planejamento da propriedade – visão do futuro, são os temas de cada módulo. “O problema de gestão é sério, há carência de qualificação em todos os ramos. Além da profissionalização é preciso promover uma visão do produtor rural da atividade como um negócio em que vidas dependem dele. Ampliar a visão do seu papel na sociedade”, avalia a professora Nancy Malschitzky, Doutora em Engenharia de Produção, com enfoque em Gestão de Negócios.

Capacitação de Instrutores

Na semana de 9 a 14 de fevereiro, 25 instrutores do SENAR-PR participaram, em Curitiba, da Formação de Instrutores do Programa Gestores Rurais – FAE. São profissionais como Debora Siqueira, de Ponta Grossa, que já é instrutora do SENAR-PR na área de gestão. “O programa é interessante porque os módulos são bem específicos e foram pensados considerando a necessidade operacional aproximando o conteúdo da realidade do meio rural”.

A instrutora de Toledo, Maria José Andreacci Zuleger, contribui com a leitura do material produzido pela FAE e também participou do treinamento. Segundo ela, existem muitos paradigmas que precisam ser quebrados para que o produtor

possa despertar a consciência entendendo os fatores que fazem a diferença, perceber as oportunidades e a diversificação que valorizam a propriedade. “Estamos vivendo um momento primordial para criar oportunidades diante da crise e a velocidade da mudança e o fácil acesso a informação ajudam as pessoas a participarem de um curso como esse”.

Na área de gestão o SENAR-PR oferece uma série de cursos e programas como: Gestão Rural, De Olho na Qualidade, Negócio Certo Rural, Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e o Programa Empreendedor Rural.

 

Piloto

O SENAR-PR executará no primeiro semestre de 2015 um curso piloto em três municípios com a parceria da BRF e de suinocultores para validar o conteúdo e planejamento do programa. Alguns diferenciais do curso são tarefas no formato de vídeoaulas curtas e uma grande quantidade de material de apoio.

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio