Sistema FAEP/SENAR-PR

Semana termina como começou, mas chuvas retornam

Uma frente fria deverá chegar no final de semana no Rio Grande do Sul e provocar chuvas intensas sobre a região Sul

A semana está terminando do mesmo jeito que começou: tempo seco e quente em todo o Brasil e chuvas, apenas na região de fronteira com o Uruguai. Porém, a frente fria que deverá chegar no final de semana no Rio Grande do Sul e provocar chuvas intensas sobre o Estado conseguirá avançar sobre todo o Estado e também sobre Santa Catarina e Paraná, onde deverá provocar pancadas de chuvas em vários municípios desses Estados entre a segunda e quarta-feira. Também há previsões para chuvas sobre a região leste e sul de São Paulo entre terça a quinta-feira. Não serão altos volumes e nem tão pouco chuvas generalizadas, mas já serão suficientes para permitir o total enfraquecimento do bloqueio, permitindo que novas frentes frias possam avançar sobre o Brasil. Desse modo, a colheita do café, cana de açúcar e do milho poderão prosseguir sem maiores transtornos até o início da semana que vem. O problema continuará para os produtores de arroz do Rio Grande do Sul que, devido às chuvas, terão muita dificuldade para preparar seus solos para o semeio do arroz em setembro.

Não há previsões de que algumas dessas frentes frias venham a provocar chuvas sobre o Centro-oeste, com exceção apenas para a região sul do Mato Grosso do Sul, que terá chuvas já na semana que vem, pouco, mas terá. Contudo, não se descarta a possibilidade de que quando algumas dessas frentes avançarem pelo Sudeste, possam vir a ocorrer alguma pancada de chuvas isolada sobre o Centro-oeste até o final desse mês. Mas até lá tanto a colheita do milho safrinha quanto do algodão transcorrerão sem maiores dificuldades. Até pelo contrário, esse padrão seco e quente beneficiará a produtividade e a qualidade. Nas regiões produtoras do MAPITOBA, nada de chuvas. As previsões para essas próximas semanas continuará sendo de tempo seco e muito calor.

Com relação as temperaturas, essas continuarão altas ao longo do dia, mas em toda a faixa leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e de Minas Gerais, as mínimas irão sofrer um ligeiro declínio ao longo desse final de semana. Não há riscos para geadas ou mesmo algum dano às lavouras, já que os termômetros não cairão dos 12°C, mas as madrugadas e comecinho das manhãs será mais frio nesses próximos 5 dias.

Para os Estados Unidos, a previsão para esses próximos 15 dias continua sendo de chuvas apenas na forma de pancadas isoladas e de baixa intensidade, o que levará a redução dos níveis de umidade do solo e consequentemente problemas para o desenvolvimento das lavouras de soja, milho e trigo, sendo o algodão a cultura que menos deverá sentir os efeitos desse período mais seco. As chuvas só deverão retornar de forma mais generalizada e em bons volumes no final do mês de agosto e começo de setembro.

Fonte – 14/08/2015 – Notícias Agrícolas

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio