Sistema FAEP/SENAR-PR

Segunda etapa do CBN Agro aborda transformação digital

Depois de palestras com Xico Graziano, especialista Fernando Martins conduz novo ciclo sobre a tecnologia no campo. Evento tem apoio da FAEP

Produtores rurais de todas as regiões do Paraná poderão participar, durante o mês de agosto, de uma nova rodada de palestras do CBN Agro 2019. Depois de um ciclo de oito encontros com o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Xico Graziano, ocorrido em abril, agora o palestrante Fernando Martins irá tratar dos desafios impostos ao agronegócio do futuro. A iniciativa chega a sua terceira edição em 2019 com o apoio da FAEP.

Martins irá levar aos participantes do evento um panorama completo sobre o papel das transformações da tecnologia no meio rural. “Em outros setores da economia, temos alguns aplicativos de transporte individual ou de hospedagem que fazem essa mudança tecnológica ser bastante perceptível. Mas na agricultura ainda não temos isso de forma tão clara. Então já começamos por aí, precisamos falar sobre o que é de fato essa transformação digital no agronegócio”, antecipa o especialista em inovação.

O palestrante reforça que, quando se fala em tecnologia, é comum associar a aplicativos e produtos utilizados dentro da porteira. Mas, segundo ele, é preciso analisar a tecnologia para o agronegócio em um contexto mais aprofundado. “Antes e depois da porteira também temos muita tecnologia, desde a contratação de crédito e seguro agrícola, a compra de insumos, a comercialização da produção e uma série de outras atividades. Há toda uma jornada do produtor envolvida quando se fala em  transformação digital”, avalia.

Nesse sentido, na avaliação de Martins, o produtor rural brasileiro sai na frente por ser um entusiasta da inovação no campo. “Aqui no Brasil, os produtores são muito permeáveis à inovação. Em média, produtores são mais jovens, pessoas interessadas que veem resultado quando aplicam tecnologia. O produtor brasileiro é muito curioso, é profissional, ele se preocupa em como essa tecnologia tem um impacto no final”, elogia.

Confira as datas e locais dos eventos:

6/8 – Londrina – Recinto Milton Alcover – Parque de Exposições Ney Braga, Avenida Tiradentes, 6275

12/8 – Guarapuava – Vittace eventos – Rua Guaíra, 5593

13/8 – Castro – Parque de Exposições Dario Macedo

14/8 – Maringá – Associação da Cooperativa Cocamar – Estrada Oswaldo Moraes Correa, 1000

15/8 – Umuarama – Anfiteatro – Sociedade Rural de Umuarama Parque de Exposições – Rod. PR 323, km 304

19/8 – Cascavel – Auditório da ACIC – Rua Pernambuco, 1800

20/8 – Toledo – Associação da Cooperativa Primato – BR 163

21/8 – Campo Mourão – Teatro Municipal – Av. Comendador Norberto Marcondes, 684

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio