Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra de soja do Brasil deve ser 88,8 milhões de toneladas, aponta consultoria

Plantas de soja tiveram desenvolvimento e enchimento de grãos comprometidos por altas temperaturas e falta de chuva em fase crucial

A Informa Economics FNP revisou para baixo sua estimativa para a produção de soja e milho do Brasil na temporada 2013/14. Segundo a consultoria, o país vai colher 88,8 milhões de toneladas da oleaginosa e 30,2 milhões de toneladas do cereal neste verão. Os volumes estão 1% e 3,8%, respectivamente, abaixo da última projeção da empresa. Em números absolutos, o recuo é de 900 mil toneladas na soja e de 1,2 milhão de toneladas no milho. A redução do potencial produtivo ocorre em função do clima quente e seco que atingiu as regiões produtoras brasileiras entre dezembro e janeiro.

Soja sobre soja
A forte desvalorização do milho no mercado internacional durante o período de compras de insumos para o inverno motivou ainda que os produtores apostassem numa segunda safra de soja, ressalta a Informa. Os estados que se destacam no cultivo da “soja safrinha” são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A estimativa da consultoria é que serão cultivados 437 mil hectares com a oleaginosa neste inverno, um aumento de 157% em relação ao terreno plantado no ciclo anterior. Com um rendimento médio de 1,83 mil quilos por hectare, a produção deve ser de 800 mil toneladas, contra 300 mil toneladas produzidas no ano passado.

O plantio de soja sobre soja não é recomendado por técnicos e agrônomos, porque dificulta o controle de pragas (insetos e ervas daninhas) e doenças nas lavouras em anos seguintes.

Milho safrinha
A produção do milho no inverno deve se manter em 35,2 milhões de toneladas. A redução na colheita de verão, porém, puxa para baixo o volume total produzido pelo Brasil neste ano. A queda em relação à última estimativa é de 1,6%. Com isso, o país deve retirar dos campos 65,45 milhões de toneladas, considerando a primeira e a segunda safra. A projeção anterior da empresa era de 66,5 milhões de toneladas.

Novo indicador
Na próxima terça-feira (11), o Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP) traz novos números para a produção de soja e milho nos dois principais estados produtores de verão brasileiros. O indicador de colheita da Expedição Safra vai apontar estimativas de área, produtividade e produção para Mato Grosso e Paraná, com base em levantamentos de campo realizados nos últimos meses pelo projeto.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio