Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra de café do Brasil 14/15 ficará abaixo da expectativa

cafe_vermelho_GLONDRES (Reuters) – A safra 2014/15 de café do Brasil deve cair bem abaixo das expectativas, como resultado de uma intensa poda e de um estresse das árvores depois de duas grandes colheitas consecutivas no maior produtor global, afirmou nesta segunda-feira a Volcafe, divisão de café da trading ED&F Man.

A trading reduziu sua previsão de produção para 51 milhões de sacas de 60 kg, ante 60 milhões de sacas previstas em novembro.

A previsão de safra se compara ao volume de 57,2 milhões de sacas da temporada anterior e das 56,8 milhões em 2012/13.

A Volcafe afirmou que os agricultores realizaram severas podas para eliminar os custos de colheita neste ano e para estimular a safra na próxima temporada.

Indicativos de preços mais baixos para o café estão entre os fatores que motivaram a intensificação da poda pelos cafeicultores.

Os preços do café arábica caíram cerca de 20 por cento em 2013, pressionados pelos amplos suprimentos globais.

A trading prevê para 2014/15 um déficit global no mercado de café de cerca de 5 milhões de sacas, ante um excedente de 6 milhões de sacas no ano anterior.

Fonte: Reuters

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio