Sistema FAEP/SENAR-PR

Reunião no Paraná debate o seguro e o futuro da cafeicultura

A Comissão Técnica de Cafeicultura da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), composta por produtores das principais regiões produtoras do Paraná, realiza reunião no próximo dia 11 de julho, quinta-feira, das 9 horas às 16 horas, no Centro de Treinamento Agropecuário CTA Ibiporã, município vizinho de Londrina.

O presidente da Comissão Técnica da Cafeicultura da FAEP, Walter Ferreira de Lima, abordará os encaminhamentos da última reunião da Câmara Setorial do Café do Paraná. Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) ministra palestra sobre o "Futuro do Mercado do Café no Brasil e no Mundo" e em seguida os participantes debatem sobre a conjuntura e perspectivas da cafeicultura.

Breno Mesquita, presidente da Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), profere palestra sobre as negociações de apoio a comercialização do café, ocorridas em Brasília, quais as demandas e perspectivas futuras para a cafeicultura no âmbito nacional, abordando os instrumentos para recuperação dos preços e garantia de renda ao cafeicultor e a liberação de recursos do Funcafé.

Arthur Piazza Bergamini do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) fará a exposição dos cursos de capacitação voltados para a cafeicultura. Na oportunidade os membros da comissão terão a oportunidade de sugerir novos cursos ou ajustes nos cursos existentes.

Seguro agrícola para café no Paraná

No período da tarde a Comissão se reúne para avaliar o seguro agrícola para café no Paraná. No caso específico da proteção para os cafezais, além da subvenção federal a taxa-prêmio para aquisição do seguro rural, definida pelo Ministério da Agricultura, o produtor terá, ainda, a subvenção ao prêmio do governo estadual, que deve vigorar à partir de setembro de 2013.

Os produtores terão a oportunidade de conhecer em detalhe o Programa Estadual de Seguro Rural, apresentado pelo diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab-Pr), Francisco Carlos Simioni.

O especialista em Seguros Rurais do Grupo Segurador BB/Mapfre, Danilo Antonio Rinaldi, apresentará todas as condições de contratação, valores de prêmio, coberturas, simulações de sinistros e informações sobre a peritagem no seguro agrícola para café no Paraná. Em seguida será aberto um debate entre seguradora, produtores, corretores, SEAB-PR e especialistas avaliando os pontos positivos e os ajustes necessários para aprimorar o seguro agrícola de café no Paraná.

HORÁRIO      PROGRAMAÇÃO

09 horas     Abertura – Walter Ferreira de Lima (FAEP)
09h15m      O Futuro do Mercado do Café no Brasil e no Mundo  –  Luiz Roberto Saldanha Rodrigues (ACENPP)
10h40m       Apoio à comercialização e liberação de recursos do Funcafé  – Breno Mesquita (CNA)
11h30m      Propostas de cursos de capacitação aos produtores de café – Arthur Piazza Bergamini (Senar-PR)
12h             Assuntos Gerais
12h15m      Almoço
13h30m     Programa de Seguro Rural do Estado do Paraná – Francisco Carlos Simioni (SEAB-PR)
14h            Seguro agrícola para café no Paraná Danilo Antonio Rinaldi (Grupo Segurador BB/MAPFRE)
14h50m      Debate e avaliação do seguro para café no Paraná
16h            Encerramento

Reunião da Comissão Técnica de Cafeicultura da FAEP
Data: 11 de julho (quinta-feira)
Horário: 09h00 às 16h00
Local: CTA IBIPORÃ
Endereço: Estrada da Água Bonita s/n (estrada velha para Jataizinho)
Acesso pelo contorno rodoviário de Ibiporã (PR-090)
Clique aqui para ver no Mapa

Maiores informações na FAEP pelo telefone 41-2169-7923

Fonte:  FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio