Sistema FAEP/SENAR-PR

Região é a mais premiada no 18º Agrinho

Professores e alunos de dez cidades ganharam prêmios nas modalidades de desenho e textos alusivos ao programa, sendo que os representantes de três delas – Ribeirão Claro, Arapoti e Joaquim Távora – levaram um carro zero quilômetro cada, por premiação no quesito Experiência Pedagógica. Também foram premiados trabalhos escolares dos municípios de Bandeirantes, São José da Boa Vista, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Uraí, Leópolis e Cambará.

O concurso, instituído em 1995 pelo Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e parceiros, é dirigido às escolas das redes pública e particular de ensino do Estado do Paraná. Para participar, os professores fazem capacitação e trabalham com o Concurso Agrinho durante todo o ano, realizando trabalhos pedagógicos com os alunos. “Este é o grande programa social do Sistema Faep/Senar Paraná, que mobiliza todos os anos mais de 1,5 milhão de crianças e jovens, capitaneados por 80 mil professores. É um programa e tanto, e se destina a criar uma geração de cidadãos conscientes, críticos e atuantes”, afirma o presidente da Faep, Ágide Meneguette.

Os sindicatos rurais patronais de Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio lideraram a caravana do Norte Pioneiro. Eles são os responsáveis pela organização do Agrinho nos municípios integrados ao concurso. Segundo o presidente do Sindirural de Cornélio, Floriano Leite Ribeiro, a cidade concorre desde o início do programa e sempre é premiada. “O Agrinho estimula estudantes e professores no debate de temas importantes”, disse. Para o presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina, José Afonso Junior, o Norte Pioneiro sempre respondeu positivamente no Programa Agrinho. “Esta é uma oportunidade única de defender temas que muitas vezes não são aplicados no dia a dia de alunos e professores”, destaca.

Premiados
Ribeirão Claro venceu a principal categoria “Município Agrinho 2013” e ainda levou um carro, na categoria Experiência Pedagógica com a professora Sandra Regina Beltramo (2ª colocada estadual). A professora Michele Peres de Souza, de Joaquim Távora, também levou um carro no mesmo quesito (4º lugar). O terceiro veículo foi entregue para a professora Eli Michaloski Tolentino, de Arapoti, que se classificou em primeiro lugar no Estado.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a premiação na categoria Redação 4º ano da aluna Isadora Venâncio de Oliveira. Deficiente visual, ela defendeu a Escola Municipal Alice Correia Diniz, de Cornélio Procópio. O governador Beto Richa fez questão de entregar o prêmio, um computador adaptado, a estudante procopense. Ela é aluna da professora Josiane Aparecida de Souza. De Cornélio, também foram premiadas a aluna Iara Lavínia da Silva, (desenho) da escola Yolanda Correia, aluna da professora Gislene Itimura, e a professora Sandra Regina Calandro Lopes, da Escola Padre Antônio Lock na categoria experiência pedagógica.

De Ribeirão Claro, levaram prêmios as professoras Sandra Regina Beltramo, Luciane Cirelli Denobe Lourenço, Tatiana Paschoal Chagas e Hévila Regina Gomes da Silva. De Bandeirantes, receberam prêmios Ana Júlia Santiago Campanelli, aluna da professora Francienne Theodoro Caffeo, do Colégio Ecel, e Gabriel Lupatelli Duque, aluno da professora Renata Jacqueline dos Santos, da Escola Rural Municipal Zulmira de Albuquerque. De Uraí, Alison Duan Amaro da Cruz, aluno da professora Rosângela Rodrigues da Silva Pinheiro, da escola João Junior.

Arapoti levou prêmios nas categorias experiência pedagógica, redação e escola Agrinho com as professoras Gilman Stutz Souto e Eli Michaloski. Vitor Henrique de Camargo e Lorenna Garcia Antunes venceram nos quesitos redação. Santo Antônio da Platina recebeu prêmios de redação com Isabella Fantin e Marcos Abreu no quesito escola Agrinho. Leópolis venceu na categoria redação rede pública com a professora Elaine Cristina de Souza e a aluna Tamires Francine Nascimento Cândido. Renan Vitalino, de São José da Boa Vista, e Gabriela Antunes Viana, de Cambará, venceram na categoria redação 9ª ano.

Fonte: Folha de Londrina – 30/10/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio