Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/05/2017 - 16h03
Postado em Agronegócios, Destaques, Faep, Logística

22/05/2017 16h03 - Postado em Agronegócios, Destaques, Faep, Logística

Reflexo do agronegócio paranaense

Estudo traz panorama sobre o potencial de escoamento da produção agropecuária do Estado

O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do país. A safra 2016/17 deve fechar em 39,15 milhões de toneladas de grãos, de acordo com estimativa da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O abate de aves, suínos e bovinos totalizou 5,1 milhões de toneladas em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado é o segundo maior produtor nacional de leite, tendo produzido em 2015, de acordo com o IBGE, 4,6 bilhões de litros.

O agronegócio é responsável por cerca de 30% do PIB do Estado, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O Paraná desempenhou papel de destaque nas exportações brasileiras, sendo o maior negociador de carnes para o exterior. O Estado ocupa o terceiro lugar no ranking dos volumes exportados de cereais, do complexo soja, complexo sucroalcooleiro e de produtos florestais, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A vocação agrícola do Paraná é fonte para estudo produzido pelo Departamento Técnico Econômico da FAEP. O levantamento “Potencial de Escoamento da Produção Agropecuária Paranaense” traz informações sobre 13 cadeias produtivas no Estado, com dados sobre soja, milho, cana-de-açúcar, trigo, feijão, batata, cultivos florestais, mandioca, suínos, bovinocultura de corte e de leite, aves e fertilizantes.

Clique aqui para ler a reportagem completa 

Título da Postagem: Reflexo do agronegócio paranaense

imprensa@faep.com.br