Sistema FAEP/SENAR-PR

Reféns da insegurança

Furtos de animais e equipamentos voltam a crescer em algumas regiões do Estado. Entidades rurais se organizam para combater a criminalidade

A insegurança e o medo da violência são antigos companheiros dos produtores rurais paranaenses. As ocorrências de crimes contra o patrimônio em cidades do interior vêm aumentando nos últimos meses. Para combater a criminalidade, entidades se organizam para definir ações e se defender dos ladrões. Em janeiro, o presidente do Sindicato Rural de Rondon (região de Cianorte), Irimal Basso, convocou produtores e lideranças rurais da região para debater a criação de uma guarda municipal na cidade com objetivo de combater os crimes no campo.

Na Lapa (Região Metropolitana de Curitiba), o presidente do Sindicato Rural, Eliseu Francisco Weinhardt, conta que encaminhou um projeto ao comando da Polícia Militar (PM) do Paraná, para que a 1ª Companhia da PM, que atua no município, seja elevada à categoria de batalhão, para assim contar com maior efetivo. Paralelamente, o sindicato e a comunidade levantaram fundos para a compra de equipamentos para a polícia.

Uma das ocorrências que vem se sobressaindo é o roubo de gado. Na maioria dos casos esse tipo de crime ocorre à noite, com a invasão da propriedade e, geralmente, conta com a ajuda de “olheiros”, pessoas que informam os criminosos onde está o gado, qual o melhor momento para o roubo e outras informações estratégicas.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo da FAEP Clicando Aqui

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio