Sistema FAEP/SENAR-PR

Rabobank prevê estoques globais de trigo mais baixos

O alto preço do trigo em relação a outros grãos deverá causar uma mudança, segundo a instituição

Em seu Relatório Mensal da Agri Commodities de outubro, o Rabobank observou que os estoques mundiais de trigo estão mais baixos. No entanto, o Rabobank também registrou o recorde do ritmo das exportações russas, com 13,8 milhões de toneladas exportadas de julho a setembro.

As exportações russas previstas para 2018/2019 de 34,5 milhões de toneladas reduziriam a taxa de estoques em uso da Rússia para 8%, o menor em 18 anos. “À medida que as exportações russas desaceleram ou são potencialmente restritas, a demanda mudaria predominantemente para os EUA, a Argentina ou até mesmo a União Europeia”, comenta.

“Na Rússia, os relatos de descontos crescentes para menor oferta de proteína ressaltaram a pior qualidade da safra em relação à safra passada, enquanto os preços significativamente mais altos dos meses diferidos em comparação com as posições à vista ilustraram as perspectivas de oferta mais apertadas”, indica.

De acordo com o Serviço de Pesquisa Econômica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o seu último relatório indicou que o fornecimento de trigo será reduzido. “Enquanto o uso global de trigo cresce junto com o aumento da população, cerca de 2% ao ano, as projeções para o uso global de ração em 2018/2019 estão em declínio. Este mês, a alimentação e o uso residual de trigo caíram mais 0,5 milhão de toneladas, e 4,2 milhões de toneladas abaixo do estimado para 2017/2018”, diz o USDA.

“O alto preço do trigo em relação a outros grãos deverá causar uma mudança para a alimentação de milho em alguns lugares onde o trigo é normalmente usado como alimento. Em comparação com o ano passado, o uso de trigo e resíduos em 2018/2019 projeta-se em 5 milhões de toneladas para a UE, 3 milhões para a Rússia, Coreia do Sul, Indonésia, Vietnã, Filipinas e alguns outros países”, completa.

Fonte: Agrolink.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio