Sistema FAEP/SENAR-PR

Prosolo completa um ano com estratégias de conservação de solo e água

Programa marca a preocupação pela retomada de técnicas conservacionistas no Estado

O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) completou um ano no fim de agosto. Neste período, o programa promoveu e apoiou diversas ações de desenvolvimento agrícola sustentável e de conscientização sobre a retomada de técnicas conservacionistas no Estado.

O Prosolo nasceu da necessidade de se mobilizar e sensibilizar o produtor para o controle de processos erosivos do solo e de degradação dos cursos d’água. Entre as medidas promovidas pelo programa estão a formação de especialistas e a permanente capacitação de profissionais e agricultores nas estratégias técnicas, tecnologias e práticas de conservação do solo agrícola.

O programa, criado pelo governo do estado e coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), tem apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e de outras entidades ligadas à produção rural. O Prosolo foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 4.966, de 29 de agosto de 2016. O decreto deu prazo de um ano para os produtores aderirem voluntariamente ao programa e pudessem contatar um técnico para elaborar o projeto de conservação de solo de sua propriedade.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio