Sistema FAEP

Prorrogação de consulta pública sobre tilápia | Campo & Cia #230

Nesse episódio, Fábio Mezadri, do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP detalha o que está em jogo na possível importação de tilápias pelo Brasil

O Sistema FAEP, junto com outras entidades do setor, pediu a prorrogação de uma consulta pública sobre a importação de tilápias, aberta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Na última sexta-feira (7), a solicitação foi atendida. Quem traz detalhes sobre o que está em jogo nesse assunto é o convidado do Campo & Cia dessa semana Fábio Mezadri, que integra o Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

A abertura da consulta ocorreu no dia 10 de dezembro de 2024, com data-limite até 10 de fevereiro deste ano. Além do tempo de dois meses ser considerado insuficiente, o período do fim do ano costuma gerar impasses extras ao debate, por ser um período de férias de uma parte dos técnicos envolvidos na cadeia. “Os próprios produtores também foram pegos de surpresa dessa iniciativa de colocar novamente esse assunto em pauta”, apontou Mezadri durante o programa.

Há anos, o Paraná é o maior produtor de tilápia do país, respondendo atualmente por 36% da produção nacional (213,3 mil toneladas em 2023). E além de abastecer o mercado interno, o mercado paranaense é o maior exportador brasileiro de tilápia, tendo enviado US$ 35 milhões (64% do total) ao exterior em 2024. O Brasil já é o quarto maior fornecedor de tilápia para o Estados Unidos, com negócios que dobram a cada ano, especialmente envolvendo filés frescos.

Outras frentes

Além de atuar junto ao governo federal, o Sistema FAEP também está engajado em outras frentes para tentar barrar a importação de tilápia. No dia 3 de fevereiro, a entidade, junto a outros entes representativos da iniciativa privada e do poder público, entregou um documento ao governador Carlos Massa Junior pedindo intervenção para barrar a eventual importação de tilápia. O documento destaca que a cadeia precisa de apoio comercial e proteção sanitária para se desenvolver em seu potencial máximo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio