Sistema FAEP/SENAR-PR

Propostas para o trigo da FAEP,Seab e Ocepar

Documento ao Ministério da Agricultura enumera as questões centrais para a triticultura no Estado

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), em conjunto com a FAEP e a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) encaminhou à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, um ofício pedindo mais atenção do governo para a cultura do trigo.

O documento, assinado pelo secretário Norberto Ortigara, traz um compêndio anexo, onde são elencadas e descritas as propostas de políticas públicas necessárias para que a triticultura seja uma cultura viável no Paraná, como financiamento, seguro, comercialização, tributação, escoamento da produção e vigilância sanitária.

A mensagem destaca a necessidade de estimular a produção de trigo, uma vez que, apesar da produção recorde registrada neste ano, o montante atende somente 50% do que foi consumido no país em 2014. Apesar da importância central que o cereal tem na alimentação do brasileiro, a baixa rentabilidade que os produtores estão tendo com a comercialização da safra 2014 desestimula a cultura. Um dos pontos mais importantes destacado pelas entidades é que os triticultores do Paraná conheçam com antecedência as normas para a safra deste ano de 2015, para que a cultura seja viável e o Brasil possa reduzir a dependência externa do cereal.

Ouça o comentário do coordenador do Departamento Técnico Econômico (DTE), Pedro Loyola, clique abaixo:

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio