Sistema FAEP/SENAR-PR

Projeto envolve comunidade escolar pela preservação ambiental

Iniciativa desenvolvida no Programa Agrinho tornou alunos da zona rural de Castro mais participativos e interessados pelo meio em que vivem

Localizada a 20 quilômetros do centro de Castro, na região dos Campos Gerais, a Colônia São Sebastião é movida pela agricultura e pecuária. Desde cedo, as crianças que frequentam a Escola Rural Municipal de São Sebastião estão em contato com essa realidade e, provavelmente, serão responsáveis pela continuidade das atividades nas propriedades de suas famílias. Diante deste cenário, a professora Lia Márcia Ferreira da Silva elaborou um projeto para conscientizar os alunos a respeito da importância dos cuidados com o solo e o meio ambiente.

Sob o título “Alunos em defesa da natureza, preservando seu patrimônio: o solo”, muitas das atividades realizadas no projeto surgiram a partir de ideias dos próprios alunos e acabaram envolvendo toda a comunidade local.

A professora alinhou a estrutura curricular da escola com o Programa Agrinho e aprofundou a experiência do campo na vida das crianças. “Foi um projeto simples, pautado na realidade da comunidade escolar e dos alunos, proveitando as famílias de cada um”, explica a coordenadora da Escola Rural Municipal de São Sebastião, Francisca Barth Quast.

Durante o calendário letivo de 2018, por meio de passeios, palestras e atividades em sala de aula, os alunos puderam aprender sobre agricultura familiar, agroecologia, tecnologia na agricultura, entre outros temas relacionados à proposta do Agrinho Solos. “Fizemos esse trabalho de conhecer os fundamentos da agricultura, a formação do solo, os vários tipos de plantio, pois as crianças precisam saber para então preservar e entender a importância disso”, destaca a professora Lia.

Educação

O projeto foi embasado pelo material didático do Agrinho Solos, resultado da união da metodologia do Programa Agrinho com o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), desenvolvido desde 2017. A categoria Agrinho Solos é voltada exclusivamente para os colégios agrícolas e visa a conscientização dos alunos sobre os princípios básicos de conservação e manejo de solo. A experiência pedagógica desenvolvida pela professora Lia Márcia conquistou o primeiro lugar na categoria em 2018.

De acordo com a diretora da escola, Elizabeth Barth Brandes, a participação no Programa Agrinho já é uma tradição para a entidade de ensino. “Todo ano desenvolvemos projetos. É sempre uma experiência boa para os nossos alunos, pois procuramos fazer algo voltado para a realidade da nossa escola, da comunidade e do município”, complementa.

Confira o vídeo do projeto vencedor do Agrinho Solos.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio