Sistema FAEP/SENAR-PR

Programa Agrinho inicia novo ciclo com material didático reformulado

Material didático do Agrinho envolve dois livros para orientar os docentes, um técnico (com os eixos temáticos do programa) e outro metodológico)

A grande adesão de alunos e professores ao Programa Agrinho, que garante a capilaridade da iniciativa, que chega a centenas de municípios em todas as regiões do Paraná, também é fruto da qualidade do material didático utilizado. Para que o programa continue trabalhando temas atuais que dialogam com a realidade das crianças e docentes, é preciso que este material seja atualizado periodicamente.

Nesses 23 anos de existência, o material didático do Programa já foi atualizado oito vezes. Segundo a idealizadora do Agrinho e consultora do SENAR-PR, Patrícia Lupion Torres, essa mudança é periódica e ocorre em ciclos, com dois objetivos principais. “O primeiro é a atualização do material, para contemplar todas as inovações apresentadas. Outro objetivo é que as crianças recebam novos materiais, uma vez que esse material vai para casa. Tem irmãos que já trabalharam com o ele. Então assim eles conseguem fazer uma coleção com o conteúdo” observa.

O material didático do Agrinho envolve dois livros para orientar os docentes, um técnico (com os eixos temáticos do programa) e outro metodológico. Para os alunos é destinada uma coleção de livros, um para cada ano letivo, do primeiro ao novo ano do ensino fundamental. Todos estes materiais estão acessíveis e podem ser baixados gratuitamente no site do programa (www.agrinho.com.br).

Para renovar os materiais é formado um grupo de pesquisadores e especialistas que redigem os livros posteriormente utilizados pelos professores. Esse material é encaminhado à equipe central de produção e coordenação do material didático do Programa. “Transpomos isso para uma linguagem infanto-juvenil e a partir daí redigimos o material das crianças. Tudo isso é validado pelo SENAR-PR e pelos parceiros”, explica Patrícia.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio