O Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, chega com novidades à sua 28ª edição. Uma nova categoria, chamada “Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola”, passa a fazer parte da proposta. Desta forma, o Concurso Agrinho conta com 14 categorias. A inscrição para cada uma ocorre em prazos diferentes, sendo que algumas têm as primeiras etapas já em abril. Os regulamentos completos estão disponíveis no site sistemafaep.org.br/agrinho.
“É um orgulho perceber que já colecionamos milhares de histórias, afinal, formamos várias gerações de cidadãos conscientes. O maior entusiasmo é perceber que o programa evoluiu com o tempo e segue inovando. O próprio tema escolhido esse ano no traz essa mensagem, de que precisamos estar sempre na vanguarda”, resume o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.
Na edição 2023, o tema do Programa Agrinho é “Ações que transformam o mundo”. A escolha tem ligação com a discussão global em torno de assuntos ligados ao ESG (sigla em inglês para designar sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa).
“Desenvolvemos um material didático complementar para contemplar essa temática e proporcionar que os professores e alunos tenham subsídio para discutir questões relacionadas à sustentabilidade”, revela Josimeri Grein, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.
O evento de premiação do concurso do Programa Agrinho está marcado para o dia 30 de outubro. Os estudantes vencedores e os respectivos professores serão convidados a participar da cerimônia. Porém, parte dos vencedores será conhecida no dia 29 de setembro. Conforme o cronograma de cada categoria, as informações serão postadas no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Agrinho tradicional
O tradicional Concurso Agrinho segue de forma similar com a de anos anteriores. As inscrições continuam de forma online e os trabalhos deverão ser enviados pelo professor por meio do sistema disponível no regulamento. É necessário encaminhar também a ficha de inscrição, assinada pela direção da instituição de ensino e em formato PDF.
Os alunos podem se inscrever nas seguintes categorias: Desenho Apae e Classe Especial (redes pública e particular); Desenho 1º ano do Ensino Fundamental (rede pública); Desenho 1º ano do Ensino Fundamental (rede particular); Redação 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I (rede pública); Redação 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II (rede particular); Experiência Pedagógica (Apae e redes pública e particular); Relato Escola Agrinho (redes pública e particular); e Relatório Município Agrinho (rede pública).
Os prêmios estão discriminados no regulamento de cada categoria, incluindo smartphones, tablets e automóveis. Nesta edição, serão três veículos destinados aos 1º, 2º e 3º lugares da categoria Experiência Pedagógica (Apae e redes pública e particular).
Colégios agrícolas
Os colégios agrícolas ganharam uma categoria para concorrer no Concurso Agrinho 2023: “Relatório de Pesquisa – Rede Pública de Ensino”, com o tema “Agrinho Boas Práticas Agrícolas”. As ações devem ser vinculadas a práticas sustentáveis de produção de olerícolas, melhora de parâmetros agronômicos e recomposição e melhoria de solos. Essa divisão é voltada a estudantes de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante Técnico Agrícola/Agropecuário da rede pública do Paraná.
Não há limite de trabalhos por colégio agrícola. As equipes devem conter cinco estudantes e um professor orientador. O relatório precisa ter 25 páginas, seguindo as normas de formatação contidas em um template pré-definido, cujo link está no regulamento. A seleção tem três etapas, incluindo fases a nível de instituição, núcleo regional e estadual. Os professores e alunos vencedores receberão smartphones e o colégio será premiado com oito microscópios digitais.
Redação Paraná
A categoria Redação Paraná Nota 10 – Agrinho é fruto de uma parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Secretaria da Educação do Paraná (Seed). A iniciativa, realizada desde 2021, abrange alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede estadual. A premiação tem um regulamento exclusivo, que prevê a participação de alunos matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual e que utilizam a plataforma Redação Paraná.
A plataforma é uma ferramenta de inteligência artificial, utilizada para a correção de redações. O sistema otimiza o trabalho dos professores e permite que os alunos foquem no desenvolvimento de ideias para a produção textual. O tema das redações desta edição do concurso “Ações que transformam o mundo”. Os prêmios para os vencedores serão chromebooks e smartphones.
Robótica
A categoria Robótica, também em parceria com a Seed, fomenta o desenvolvimento de projetos de robótica, aplicados à construção de protótipos com materiais descartados/recicláveis. O tema dessa iniciativa segue a linha “Ações que transformam o mundo”, com a participação de professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, matriculados em instituições da rede pública. Nesta categoria, o trabalho também é em equipe, com quatro estudantes e um professor orientador. O cronograma envolve várias etapas detalhadas no regulamento. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de setembro e vão receber smartphones.
Programação
Outra categoria do Concurso Agrinho 2023 envolve a área de programação, também com o tema: “Ações que transformam o mundo”. O intuito de contemplar a área de programação é valorizar o ensino de tecnologia nas escolas. A iniciativa tem três subcategorias: Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Trilha de Programação I. As premiações serão chromebooks e smartphones, com os vencedores conhecidos no dia 29 de setembro.
Programa Agrinho
Desde 1996, o Programa Agrinho leva uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa às escolas das redes pública e particular. Anualmente, o programa do Sistema FAEP/SENAR-PR envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação Especial, em praticamente os 399 municípios do Estado.
Atualmente, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o governo do Estado do Paraná, mediante as secretarias de Educação, Agricultura e do Abastecimento, da Justiça e Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, prefeituras municipais, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Rumo, Sanepar, Copel, Instituto água e Terra (IAT), Sebrae-PR, Federação das Apaes do Paraná (Feapaes-PR), Ministério do Trabalho e Emprego e TRT-9ª Região.
achei muito legal top esplendido interessante divertido magnifico
muito legal vou tentar participar no agrinho
O agrinho e um programa bom um programa legal de fazer .
O agrinho e um programa bom um programa legal de fazer , legal, top, e muito legal e bom,
Olá, tudo bem? Gostaria de saber se estudantes da sala de recursos altas habilidades e superdotação podem estar participando do Concurso Agrinho 2023.
Desde já agradeço, abraços.
Olá, Fernanda! Tudo bem? Sim, podem participar pelo ano escolar de matrícula.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Olá uma pergunta, todos os alunos que participarem ganharam prêmios?
Bom Dia Senhora Thaís,
primeiro, obrigado pela sua mensagem.
Em relação ao Programa Agrinho, apenas os primeiros colocados de cada categoria serão premiados.
Você consegue conferir as categorias e regulamentos aqui: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/
Seguimos à disposição.
Olá eu sou estudante. O professor terá que escolher só dois estudantes por série ou mais?
Olá, Samuel! Tudo bem?
Os professores terão que escolher um aluno por turma para cada categoria. Você pode conferir o regulamento completo aqui: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Boa noite.
É a primeira vez que participarei, sou professora no 2 ano fundamental 1. Estou estudando o material e regulamento.
Gostaria de saber, qual a data máxima para o envio da redação?
Grata.
Olá, Silvana! Tudo bem?
As inscrições para a categoria em questão deverão ser realizadas do dia 01/08 até 20/08.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Boa noite, a ficha de inscrição pode ser assinada digitalmente pela diretora?
Olá, Luana! Tudo bem?
As inscrições para o Programa Agrinho finalizaram ontem (20/08). A respeito do seu questionamento, a ficha de inscrição podia ser assinada digitalmente, sim.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Olá, não consegui encontrar os projetos vencedores na area da programação. Será que alguém poderia me ajudar?
Olá, Roberty! Tudo bem?
Em nosso site e boletim informativo, você pode conferir a pontuação e alunos vencedores do ano passado. Todas as orientações sobre o Programa Agrinho você pode conferir no regulamento, acesse aqui: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/
No mais, estamos à disposição.