Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/02/2017 - 15h35
Postado em Destaques

22/02/2017 15h35 - Postado em Destaques

Produção de azeite de oliva conquista adeptos no Paraná

Produtor de Bandeirantes investe em maquinário para extrair óleo de oliva, que deve chegar ao mercado em 2018

A produção de azeite de oliva, que era restrita aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tem conquistado adeptos no Paraná. Entre os entusiastas está Idálio da Cruz Inácio, português radicado em Bandeirantes, no Norte Pioneiro paranaense. No mês passado, ele extraiu a primeira safra de azeite de oliva extravirgem. A marca Duidálio será lançada no mercado em 2018.

“Após a colheita, as nossas azeitonas [meio maduras] são industrializadas em 12 horas sob uma temperatura fria. Esse processamento resulta na pureza e no frescor do azeite. Nosso produto extravirgem [com até 0,8% de acidez] é verdadeiro, atestado por laboratórios”, orgulha-se o produtor rural de 83 anos, acrescentando que os azeites Duidálio, engarrafados na sua propriedade, escapam das fraudes e adulterações corriqueiras neste mercado.

Desde 2009, seu Idálio investe no cultivo de 23 mil pés de oliveiras, numa área 52,8 hectares, na Fazenda Luso, em Ventania, região Centro-Oriental do Paraná. Lá, a colheita está na reta final e a expectativa é retirar 10 toneladas de azeitonas, que serão suficientes para produzir mil litros de azeite. “A nossa produção ainda é pequena porque nossas árvores são relativamente novas, com uma idade média entre um e sete anos. Quanto mais velho o pé de oliveira, maior a produção”, explica o produtor.

Leia a matéria completa aqui.

Título da Postagem: Produção de azeite de oliva conquista adeptos no Paraná

imprensa@faep.com.br