Sistema FAEP/SENAR-PR

Primavera deve ser chuvosa no Paraná

Ouça o áudio com o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

A primavera começou e a estação será de chuvas atípicas em quase todo o país. No Paraná, segundo o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno do El Niño já está em curso há alguns meses e seus efeitos são notadamente registrados, como as altas temperaturas nas últimas semanas. “Com esse fenômeno teremos um outubro bastante chuvoso”, observa.

De acordo com ele, a previsão é de chuva em todas as regiões do Paraná nesta sexta-feira (25).  Uma frente fria está passando pelo Estado e se intensifica a partir de domingo (27) e os volumes de chuva devem ser mais fortes. Na segunda-feira (28), uma nova frente fria chega ao Paraná e a previsão é de mais chuva na quarta e quinta-feira. A boa notícia é que as temperaturas voltam ao normal para essa época do ano e dão uma trégua no calor das últimas semanas.

Lazinski diz que os produtores devem ficar alerta porque como a temperatura está muito alta e, com a chegada dessas frentes frias, as chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas, ventos mais fortes e granizo.Com o fim do vazio sanitário, período na entressafra com a ausência de plantas de soja, a partir de 16 de setembro, os produtores começaram a semeadura da soja no Paraná. Segundo o meteorologista, a chuvarada pode atrapalhar o plantio. “Nós iremos ter uma primavera e um verão com muita umidade e altas temperaturas. Não deve faltar água para a agricultura, o problema é que devemos ter muita chuva”.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio