Sistema FAEP/SENAR-PR

Previsão: tempo deve continuar favorável ao milho safrinha

Segundo Climatempo, fatores que bloqueavam El Niño se desfizeram e a tendência é de que chova de forma regular nos meses cruciais para a lavoura

A estiagem e as altas temperaturas que provocaram a quebra da safra de soja no Paraná colocaram o produtor em alerta. Enquanto o plantio do milho safrinha avançava, era inevitável que muitos agricultores olhassem para o céu, se perguntando se as chuvas, enfim, cairiam no período certo, evitando um novo revés. Para alívio dos produtores do cereal (e demais culturas de inverno), desta vez, as perspectivas são boas: segundo o instituto meteorológico Climatempo, as precipitações devem ser regulares e abundantes, principalmente no período de enchimento de grãos.

“A tendência é de que tenhamos [o clima] dentro da normalidade, com chuvas bem distribuídas, o que deve fazer com que tenhamos uma safrinha cheia de milho. Não deve se repetir o estresse que o produtor enfrentou com a soja. O mercado está contando com essa boa perspectiva”, assinala João Castro, agrometeorologista do Climatempo.

A chave de tudo está no El Niño –fenômeno climatológico que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e que provoca chuvas volumosas no Sul do continente. No fim do ano passado, condições atmosféricas anormais para o período coibiram os efeitos do El Niño e bloquearam as frentes frias, que trariam chuvas ao Paraná, por exemplo. De acordo com o Climatempo, esses fatores de bloqueio já não existem mais, normalizando o cenário.

“A boa notícia é que essas condições deixaram de atuar. A gente espera, então, um efeito normal de El Niño, com chuvas em volumes até ligeiramente acima da média, ou seja, com boas perspectivas em relação ao volume hídrico”, aponta Castro.

O relatório mais recente do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e CLIMA Abastecimento (Seab) aponta que 91% da área prevista para o milho safrinha já foram plantadas. Por isso, os meses de março e, principalmente, abril serão determinantes para os produtores do Paraná. Segundo o agrometeorologista do Climatempo, é fundamental que chova nesses meses. E isso deve ocorrer.

“Teremos março, abril e maio chovendo bem, garantindo a safrinha. Os volumes são variáveis, mas, no Paraná, podemos esperar que as chuvas caiam em torno de uma média dos 150 milímetros por mês, o que é muito bom”, avalia. “Até junho e julho, o produtor não deve ter problemas para colher”, acrescenta. De modo geral, a lavoura de milho safrinha vem se desenvolvendo bem em todo o Estado. Segundo o Deral, 6% da área plantada estão em estado médio e 94%, em boas condições.

Após amargar perdas com a soja, o produtor Egon Portz, de Toledo, no Oeste do Paraná, já concluiu o plantio de milho safrinha. Em fase de enchimento de grãos, a lavoura vai muito bem. “Até agora, o tempo está ajudando bastante. Se continuar assim, nós vamos ter uma produtividade muito boa e conseguiremos tirar um pouco do que perdemos com a soja”, diz.

Mais notícias sobre o agronegócio no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio