Sistema FAEP/SENAR-PR

Porto de Paranaguá recebe tombadores para descarga de caminhões

Segundo a Appa, novos equipamentos permitem dobrar o número de caminhões atendidos por dia, de 400 para 800

Nesta semana, o Porto de Paranaguá passou a ter uma vantagem em relação a outros portos do Brasil. O local é o primeiro do Brasil a receber tombadores em silos públicos. Com investimento total de R$ 22,2 milhões, foram instalados dois tombadores e uma nova moega, uma espécie de funil utilizado para o escoamento de grãos.

Com a novidade, o descarregamento de grãos de caminhões será ainda mais rápido, pois o processo dos tombadores é automatizado: quando o caminhão chega para ser descarregado, abre-se uma porta e o veículo fica empinado para a queda da carga. O processo é diferente do que acontecia anteriormente. O serviço era realizado exclusivamente por meio de duas moegas, e que continuarão em operação. A nova moega será utilizada para caminhões de menor porte.

Os novos equipamentos devem dobrar o fluxo de caminhões por dia no descarregamento do Porto. “São dois tombadores zero quilômetro que vão trazer um ganho de descargas em quase 400 caminhões por dia”, estima o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. Cerca de 400 caminhões são descarregados diariamente. Com a nova operação passa para 800.

Outra vantagem dos tombadores é relativa à segurança do trabalho, já que há menos riscos de acidente e menos ‘poeira é levantada’ durante o processo automatizado.

Fonte: Gazeta do Povo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio