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Porto de Paranaguá deixou de receber mil caminhões com protestos

Apesar deste quadro, o estoque dos armazéns do porto, totalmente dedicado à operação com soja, garante os embarques em navios por uma semana, segundo a administração

Segundo maior exportador de grãos e principal porta de entrada de adubo do Brasil, o Porto de Paranaguá viu despencar a movimentação de carretas com o protesto dos caminhoneiros. Cerca de 1 mil veículos, com o equivalente a 40 mil toneladas, deixaram de entrar nas instalações portuárias entre segunda e terça-feira (21 e 22). A manifestação dos motoristas nas proximidades, principalmente na rodovia BR 277, não chegou a bloquear a passagem nas vias de acesso, no entanto, não há qualquer caminhão por ali, nem mesmo descendo a serra.

Apesar deste quadro, o estoque dos armazéns do porto, totalmente dedicado a operação com soja, garante os embarques em navios por uma semana, segundo a administração portuária. “As empresas trabalham com estoques suficientes para cerca de 10 dias e eles estavam no máximo nesta segunda (21). Por isso calculamos que para ter impacto, esta greve deveria extrapolar a duração de todas as outras. Todo ano enfrentamos paralisação , mas nenhum até hoje ultrapassou uma semana de duração”, informa Rodrigo Coelho, gerente de terminal  da APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

A preocupação maior, informam os administradores, envolve o setor de fertilizantes, produtos importados, que ao chegar ao porto vindo de outros países, têm conseguido ser transportados para empresas da região, mas não têm conseguido escalar o mapa rumo às fazendas.

Fonte: Revista Globo Rural.

 

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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