Sistema FAEP/SENAR-PR

Porto de Paranaguá bate recorde na importação de fertilizantes

A importação de fertilizantes pelos portos de Paranaguá e Antonina atingiu recorde histórico no primeiro quadrimestre deste ano. De janeiro a abril, entraram pelos portos paranaenses 3,05 milhões de toneladas de fertilizantes. O número ultrapassa em 27% o volume registrado nos quatro primeiros meses de 2008, quando os portos paranaenses registraram o recorde anterior, importando 2,4 milhões de toneladas do produto. Os dois terminais responderam em 2010 por aproximadamente 50% das importações de fertilizantes do Brasil.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, as melhorias que estão sendo feitas no Porto de Paranaguá permitem que navios de maior capacidade operem no terminal. "Estamos apenas começando a implantar os projetos de melhoria previstos para os dois terminais. A dragagem, realizada no início do ano, possibilitou atingirmos estes números porque melhoramos as condições técnicas de operação do Porto. Agora, com a aprovação do EIA/RIMA, será possível melhorar ainda mais, com a dragagem de aprofundamento", disse, referindo-se à aprovação pelo Ibama, esta semana, do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental da obra.

O recorde na importação de fertilizantes acompanha o ritmo das exportações de graneis. Os navios que trazem os fertilizantes retornam carregados de graneis, completando o ciclo de comércio marítimo.

"Esta é a real finalidade de um porto: tornar-se um bom instrumento que permite operações em duas vias, na importação e na exportação de produtos. Temos melhorado nosso desempenho, o que está permitindo alcançar estes índices, tanto na exportação de grãos como na importação de fertilizantes", disse o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron. Em maio, o Porto de Paranaguá atingiu recorde histórico também na exportação de graneis. Foram cerca de 1,8 milhão de toneladas de soja e farelo de soja exportadas num único mês.

A determinação do governador Beto Richa de melhorar a capacidade operacional dos portos paranaenses tem balizado as ações da administração portuária. Para atender à crescente demanda por fertilizantes, a Appa está atracando, simultaneamente, até cinco navios para descarga do produto, apesar de existirem no cais comercial apenas dois berços preferenciais para movimentação de fertilizantes. Fora isso, o Porto dispõe ainda do terminal Fospar, exclusivo para movimentação de fertilizantes, e o terminal da Ponta do Félix, em Antonina, que também está movimentando fertilizantes em dois berços de atracação.

O Porto de Paranaguá é líder nacional na importação de fertilizantes. Em 2010, os portos de Paranaguá e Antonina importaram aproximadamente 50% de todo fertilizantes no Brasil.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio