Sistema FAEP/SENAR-PR

Porto de Paranaguá bate recorde de carregamento em um único dia

Somente um berço do Corredor de Exportação embarcou 50,5 mil toneladas de soja em 24 horas

O ritmo acelerado das exportações de grãos, impulsionada pela reta final da safra 2015/16, tem exigido bastante dos portos brasileiros. Diante da demanda aquecida, o Porto de Paranaguá, uma das principais portas de saída da produção nacional, bateu o recorde de carregamento diário. Nesta terça-feira (9), o berço 214, um dos três do Corredor de Exportação do terminal, atingiu, num período de 24 horas, produtividade de embarque de 50,5 mil toneladas de soja, sendo que os shiploaders alcançaram produção efetiva de 1,206 mil toneladas por hora no período. O recorde anterior do porto paranaenses era de 44 mil toneladas.

O carregamento recorde aconteceu no navio Krousson, com capacidade total de 63,5 mil toneladas. O término da operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10).
Somando os três berços que escoam soja, farelo, milho e trigo, o complexo do Corredor de Exportação atingiu produção de 99 mil toneladas no período.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o recorde no embarque é resultado direto dos investimentos realizados nos últimos anos, principalmente na troca dos shiploaders. Quatro dos seis carregadores em uso, que enchem os porões de três navios simultaneamente, serão substituídos, sendo que dois já estão em operação desde os primeiros meses do ano. O trabalho deve ser concluído até o final do ano. A Appa investiu R$ 59,4 milhões na compra dos equipamentos, fornecidos por uma indústria do Rio Grande do Sul.

Projeção

Com a safrinha de milho sendo colhida e muita soja ainda armazenada aguardando para ser escoada, o Porto de Paranaguá deve continuar movimentando grãos de forma intensa nos próximos meses. De acordo com cálculos da Appa, somente nos berços Corredor de Exportação, 2,4 milhões de toneladas de grãos devem ser carregadas em junho, 2,2 milhões de toneladas em julho e outras 2,2 milhões de toneladas em agosto, somando um total de 6,8 milhões de toneladas de grãos no trimestre.

Fonte: Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio