Sistema FAEP/SENAR-PR

Porque não é preciso correr atrás do Cadastro Ambiental Rural, o CAR

O produtor rural não precisa correr atrás do Cadastro Ambiental Rural, o CAR, cuja ferramenta eletrônica é o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).  Essa a melhor tradução das explicações oferecidas pela  ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao lançar no sábado, dia 28, em Porto Alegre, esse Cadastro que servirá de monitoramento de todas as propriedades rurais do país.

Explique-se.

Numa atitude correta, a ministra entendeu a necessidade de existir um período de preparação, de treinamento, que ocorrerá de outubro a dezembro, para o pleno entendimento do SISCAR. Ela própria vai percorrer o país em contatos pessoais oferecendo as explicações necessárias e deverá vir ao Paraná no final de outubro ou início de novembro.

Inicialmente o SISCAR estará off-line, isto é o Ministério do Meio Ambiente vai disponibilizar Cds com as instruções para o preenchimento do SISCAR em todo o país. Essa ferramenta só estará on line (na Internet) após a publicação em Diário Oficial do decreto da Presidente da República, o que está previsto para ocorrer até o final do ano. Portanto, oficialmente, será a partir deste decreto com as normas, prazos e instruções, que o produtor deverá buscar se cadastrar pelo SISCAR.

Assim, nos últimos três meses deste ano haverá tempo necessário para que se tirem as dúvidas naturais que ocorrerão em relação ao cadastramento ambiental. Já no início deste mês, a engenheira agrônoma Carla Beck, responsável pela área ambiental da FAEP, coordenará fases de treinamentos para multiplicadores do nosso Estado.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio