Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra 2017/18: plantio de soja no Brasil atinge 12% da área prevista

Paraná lidera a proporção semeada no país, com 30% concluídos. Em Mato Grosso, 18% da área está plantada

O plantio de soja no Brasil atingiu 12% da área prevista para a safra 2017/2018 até quinta-feira (12/10), apontou levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado nesta segunda-feira (16/10). O desempenho representou um avanço de 7 pontos porcentuais ante a semana anterior e veio em linha com a média dos últimos cinco anos de 11%, porém, permaneceu abaixo dos 18% registrados na temporada passada.

Irregularidades no nível de chuvas fizeram com que os trabalhos de semeadura diminuíssem o ritmo ou fossem totalmente interrompidos em algumas regiões, principalmente, do Centro-Oeste. Este fator limitou o avanço no porcentual médio de plantio no País e a previsão para as próximas semanas ainda é de ausência de maiores volumes pluviométricos.

Entre os principais Estados produtores, o que tem maior proporção da área já plantada é o Paraná, com 30% concluídos. Em Mato Grosso, 18% da área está semeada e nos vizinhos Mato Grosso do Sul e Goiás, o plantio chegou a 14% e 3%, respectivamente, ambos atrasados, porém, acima da média de cinco anos.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio