Sistema FAEP

PIB da agropecuária deve crescer entre 1% e 2% em 2018, diz CNA

O PIB desse setor no último trimestre de 2018 será puxado pela alta dos preços de produtos agropecuários

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado da agropecuária brasileira ao longo dos trimestres de 2018, com a redução no ritmo de queda do indicador, deve fazer com o que o PIB desse setor da economia feche 2018 com alta entre 1% e 2%, de acordo com Paulo Camuri, assessor técnico do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ele lembra que o PIB agropecuário recuou 3% entre janeiro e março, acumulou queda de 1,4% nos dois primeiros trimestres e, agora, recua 0,3% no acumulado de nove meses até setembro.

“Com esse ritmo de desaceleração é provável que ao final de 2018 o crescimento (do PIB da agropecuária) seja positivo, algo em torno de 1% e 2%”, disse Camuri. Ele lembra que a base de comparação no ano passado é alta. Ao fim do terceiro trimestre de 2017, o PIB da agropecuária crescia 14,3% e encerrou o ano passado em alta de 12,5%, segundo dados revisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Camuri, o PIB desse setor no último trimestre de 2018 será puxado pela alta dos preços de produtos agropecuários. “Os preços estiveram retraídos ao longo do ano mas, partir de setembro e ao longo de outubro e novembro, houve reação significativa. Essa variação de preços vai ser captada no fim do ano, neste trimestre”, explicou.

O assessor técnico do núcleo econômico da CNA classificou como “relevante” a alta de 2,5% o PIB da agropecuária no terceiro trimestre de 2018 se comparado ao de igual trimestre de 2017. “O ritmo de crescimento foi praticamente o dobro do PIB geral do Brasil, de 1,3%, e isso significa que o setor continua dando contribuição”, completou.

Fonte: Revista Globo Rural

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio