Sistema FAEP/SENAR-PR

PIB do Brasil recuou 3,6% em 2016

Agropecuária registrou retração de 6,6%, em relação a alta de 3,6% em 2015

Por Tânia Moreira | Economista DTE-SISTEMA FAEP

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (7), que o Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira em 2016 encolheu 3,6%, após a redução de 3,8% em 2015. Apesar da mudança na trajetória e melhora das expectativas, os dois resultados continuam sendo os piores na série histórica, desde 1990.

A indústria registrou retração de 3,8% em 2016, após redução de 6,3% em 2015. O setor de serviços retraiu 2,7%, com igual queda em 2015. A agropecuária registrou retração de 6,6%, em relação a alta de 3,6% em 2015.

A queda registrada na agropecuária brasileira reflete a perda na produção, com as secas registradas em diversas regiões. Segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), na safra 2015/16 a produção de grãos encolheu 21,4 milhões de toneladas, a maior quebra de safra registrada em quase 40 anos, segundo a série histórica. Também contribuiu para a queda no desempenho da agropecuária, os menores preços da carne bovina e suína.

No Paraná, em que a participação do agronegócio resulta em 30% do PIB do Estado, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a retração do PIB da agropecuária foi menos intensa, comparada aos dados nacionais. O desempenho foi de -3,5%, também motivado pela quebra na safra de grãos. Para 2017, o Ipardes estima que o PIB da agropecuária paranaense cresça 6,2%. A safra de verão deverá registrar crescimento de 16% em relação à safra passada, segundo estimativas da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB).

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio