Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná tem início do plantio de soja mais rápido da história

Consultoria AgRural indicou que trabalhos de campo no estado atingiram 11,2%; região oeste tem 48% da área já está semeada

A boa umidade no solo, devido às chuvas de agosto e setembro, tem permitido um rápido avanço no plantio da safra 2018/2019 de soja no Paraná. De acordo com a consultoria AgRural, até quinta-feira, dia 20, 11,2% da área já estava semeada no estado, contra 1,7% no ano passado e 1,9% na média de cinco anos. Este é o início de plantio mais rápido já registrado no histórico da AgRural para o estado.

A Consultoria indica que se tudo continuar caminhando bem, o Paraná poderá colher soja já a partir do início de janeiro, período em que os preços pagos pela soja costumam ser mais altos devido à escassez do grão no mercado disponível.

Os trabalhos de campo estão mais adiantados na região oeste, onde 48% da área já está semeada. O ritmo só não é mais forte porque as chuvas da semana anterior colocaram freio ao avanço das plantadeiras. No norte do estado, o plantio já teve início e deve se intensificar na virada do mês.

Matéria completa em: Canal Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio