Sistema FAEP/SENAR-PR

PAP: produtores agora podem financiar safra com juros vinculados à inflação

Modalidade é uma das novidades editadas para o próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) e vale para operações de custeio ou investimento com prazo maior de 12 meses

Os produtores rurais podem, já na safra 2018/19, fazer financiamentos dentro dos recursos previstos no Plano Agrícola e Pecuário (PAP), com a taxa de juros vinculada à inflação. Chamada de taxa pós-fixada, a modalidade é uma das novidades trazidas pelo PAP 2018/19 e abrange as operações de custeio e investimento com prazo maior do que 12 meses. A alternativa está Regulamentada na Resolução nº 4.668/2018 do Conselho Monetário Nacional e pode ser acessada por produtores a partir de 1º de julho de 2018.

A FAEP elaborou uma nota técnica sobre o assunto que detalha os termos da nova modalidade. O documento, elaborado pelo Departamento Técnico da FAEP, explica que os financiamentos com taxa pré-fixada têm taxas equivalentes na pós-fixada (ver box). A diferença é que as pós-fixadas são vinculadas ao Fato de Atualização Monetária (FAM), que está vinculado ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA é o termômetro oficial da inflação no Brasil.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio