Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 26/07/2017 - 16h07
Postado em Destaques, Grãos

26/07/2017 16h07 - Postado em Destaques, Grãos

Painel identifica custo de produção de grãos no Paraná

Encontros reúnem técnicos, produtores e profissionais do mercado. Segunda etapa do roteiro inclui Castro, Guarapuava, Cascavel e Londrina

O Projeto Campo Futuro continua percorrendo o Paraná para realizar reuniões do Painel Custos de Produção de Grãos. Nesta semana, a equipe de técnicos de diversas entidades, inclusive da FAEP, percorreu Castro, Guarapuava e Cascavel. Nesta quinta-feira, o encontro acontece em Londrina. Todas as informações e dados serão formatados e, dentro de um mês, o resultado do levantamento será divulgado e repassado aos sindicatos rurais e produtores.

Promovidos pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), FAEP e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, os encontros permitem que técnicos e produtores debatam dados e informações que permitem traçar o perfil típico das propriedades rurais em cada região do Estado (área, estrutura e maquinário) e a média de investimentos necessários para as principais lavouras.

Na última terça-feira, dia 25, o encontro em Guarapuava, na sede do Sindicato Rural, permitiu levantar dados que permitem ao agricultor verificar se está cobrindo o custo da safra e ainda, se existe sobra. “Isso dá um parâmetro de quanto eles têm de rentabilidade, de fôlego para se manter na atividade”, diz Ana Paula Kowalski, assessora técnica de grãos do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP.

O encontro ainda contou com a presença dos técnicos Fernando Capello e Milena Nishikawa, do Cepea, produtores, profissionais ligados ao campo e representantes de cooperativas. “Superamos as expectativas. Vieram muitos produtores e de perfis muito diferentes. Então conseguimos uma coleta de informação de maior qualidade”, destaca Ana Paula.

Título da Postagem: Painel identifica custo de produção de grãos no Paraná

imprensa@faep.com.br