Sistema FAEP/SENAR-PR

Outono chega com chuvas irregulares no Paraná

Previsão de geada em maio pode afetar o milho safrinha na região Oeste

O outono começou no dia 20 de março e a estação será marcada pela neutralidade, sem influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, segundo o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o mês de abril, a expectativa é de temperaturas um pouco acima da média e chuvas irregulares no Paraná. “Nós teremos chuvas abaixo da média na comparação com o mesmo período do ano passado”, destaca Lazinski.

De acordo com ele, a temperatura vai cair gradativamente em maio nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país. No Paraná, a entrada de massas polares no final deste mês pode provocar geadas na região Oeste. “O fenômeno pode atingir as lavouras de milho safrinha no Oeste paranaense”, afirma o meteorologista.

Segundo Lazinski, a previsão para o inverno é de temperaturas mais altas em relação ao mesmo período do ano passado. “Em 2016, o frio chegou mais cedo e teve maior duração. Para este ano, a tendência é de oscilações na temperatura, com dias mais quentes”, observa.

Leia a matéria completa sobre clima aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio