Sistema FAEP

Os verdadeiros vilões da inflação | Campo & Cia #236

O Campo & Cia dessa semana recebe Anderson Sartorelli, do DTE do Sistema FAEP, que detalha a complexa teia que forma o cálculo da inflação

A inflação é o tema desta semana do Campo & Cia, o programa semanal de rádio do Sistema FAEP. A atração recebeu como convidado Anderson Sartorelli, do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP, que detalhou os principais aspectos que estão envolvidos no cálculo da inflação. O especialista enfatizou que o produtor rural não é o culpado pela alta nos preços dos alimentos e que o governo federal é quem tem mecanismos para ajudar a promover maior estabilidade econômica ao país.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Sartorelli comentou no programa que a economia moderna é complexa e que os diferentes grupos de produtos irradiam suas variações uns aos outros. Além disso, fatores macroeconômicos como taxa de juros e níveis cambiais impactam diretamente nos preços. “A inflação demonstra uma alta generalizada nos preços, então aponta para uma tendência, e não para o reajuste de um ou outro item de forma isolada”, explicou.

Sartorelli abordou ainda as medidas do governo federal, envolvendo a desoneração de importação de alimentos. O Sistema FAEP já se posicionou de forma contrária a essa solução paliativa do governo. A entidade defende que o alto preço dos alimentos é consequência dos custos de produção elevados e do chamado “Custo Brasil”, não de margens abusivas de lucro por parte das indústrias ou agricultores.

“O Brasil não pode insistir em soluções ultrapassadas para problemas crônicos do país. Transferir o ônus da inflação para o setor produtivo é um equívoco que compromete um dos pilares da economia nacional. O agronegócio gera empregos, movimenta a economia e mantém nossa balança comercial positiva”, defendeu o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, em artigo publicado no início de março.

Reportagem esmiúça a inflação

A reportagem de capa do Boletim Informativo 1629 do Sistema FAEP aborda o tema “Os verdadeiros vilões da inflação”. A equipe da revista ouviu integrantes do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, além de especialistas de outras instituições, para explicar a complexa teia envolvida na tendência de subida dos preços no Brasil.

A versão em PDF da revista está disponível para leitura e para download no site do Sistema FAEP

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio