Sistema FAEP/SENAR-PR

Os vencedores do Programa Empreendedor Rural 2013

Os quatro vencedores levaram para a casa um vale uma viagem internacional para um país da América do Sul

A emoção tomou conta do auditório durante a premiação dos vencedores da grande final do concurso do Programa Empreendedor Rural (PER) na última sexta-feira, dia 29, no Expotrade em Pinhais. Entre os 10 finalistas, estava a médica veterinária Marina Araújo Azevedo, de Guarapuava (175.799 habitantes IBGE 2010), que acabou levando para a casa um vale uma viagem internacional para um país da América do Sul e conquistou o primeiro lugar. Os outros três vencedores também receberam essa premiação. “Estou muito emocionada, realmente não esperava levar esse prêmio. O PER é muito importante principalmente na questão de planejamento na propriedade, além do crescimento pessoal que proporciona”, diz, com lágrimas nos olhos.

Marina Araújo Azevedo
Marina Araújo Azevedo

Com o projeto Aumento de Tecnologia na Produção de Bezerros de Corte de Qualidade para Obtenção de Melhor Rentabilidade, Marina pretende melhorar e aumentar a produção de bezerros na Fazenda Bananeira de 902 hectares em Candoi, a 73 km de Guarapuava.

O segundo lugar ficou para os jovens Daniel Nelson Cizanska e Osmar Zborowski, de Cândido de Abreu (16.655 habitantes IBGE 2010). Diversificar as atividades com a apicultura na propriedade de 21,7 hectares, onde já possui produção de leite e extração de pinus e eucalipto. Este é o projeto dos dois amigos. “É uma emoção muito grande, nunca imaginei que fosse ganhar. O empreendedor transformou minha vida, não só no sentindo de administrar a propriedade, mas também no aspecto pessoal”, avalia Daniel.

Os amigos Daniel Nelson Cizanska e Osmar Zborowski
Os amigos Daniel Nelson Cizanska e Osmar Zborowski

Com o projeto Construção de uma Sala de Ordenha Mecanizada, Rubens Rengel Buss, de Palmital (14.780 habitantes IBGE 2010), conquistou o terceiro lugar. Para ele, todo o esforço durante o curso valeu a pena. “Não foi fácil, participar das aulas durante os dias mais frios do ano. O PER é um divisor de águas, antes a gente não trabalhava visando lucro, agora eu sei a viabilidade da atividade rural e se realmente está rendendo na propriedade”, observa. O projeto dele tem como objetivo  melhorar  a produtividade de leite com a construção de uma sala de ordenha mecânica na propriedade de 67 hectares, a 6 km de Palmital.

Rubens Rengel Buss
Rubens Rengel Buss

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio