Sistema FAEP/SENAR-PR

Os novos reis da pera

Casal Jaime e Nair Klenk produz mais de 500 toneladas da fruta, comercializada em praticamente todas as regiões do Estado

Há quase duas décadas, ninguém poderia imaginar que a terra coberta com batatas do casal Jaime Henrique Klenk e Nair Brongiel, na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), daria lugar ao maior pomar de pera do Estado. Mais, que os produtores, responsáveis pela colheita de mais de 500 toneladas do fruto a cada safra, ocupariam o posto de novos reis da pera, desbancando João Brongiel, pai de Nair, envolvido com fruticultura há mais de 50 anos.

A opção por produzir pera na propriedade na Lapa aconteceu por uma necessidade. Em meados de 1995, com a crise na economia brasileira e as mudanças na moeda do país, de Unidade Real de Valor (URV) para o atual Real, Jaime acabou sucumbindo na bataticultura, negócio que tocava em parceria com o pai.
A salvação veio do sogro, que plantava pera há décadas, dominava o manejo e técnicas e ofereceu algumas mudas para o início da produção. “Na época, ele deu algumas mudas para recomeçarmos, já que tínhamos a terra.

Eu viajava para Itaiópolis (em Santa Catarina, onde fica a propriedade do sogro) para aprender sobre a cultura”, relembra Jaime.

Apesar da assessoria especializada do sogro, que ainda mantém cerca de 6 mil pés na propriedade localizada no Estado vizinho, o início da produção foi desafiador. Em 2006, os milhares de pés de peras, que dividiam espaço com pêssego nos 48 hectares – a mesma área de hoje –, renderam apenas 12 caixas de 10 quilos do fruto em formato de lâmpada. Porém, com o passar dos anos e o vingar da cultura, os pés da fruta de caroço foram substituídos por novos de pera. Hoje, mais de 13 mil árvores fornecem diversas variedades de pera, como asiática, branca, Tsu-li, abacaxi, entre outras.

Clique aqui para ler a matéria completa no Boletim Informativo da FAEP 

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio