Sistema FAEP/SENAR-PR

Os avanços do Porto de Paranaguá

Nos últimos 18 meses, o Porto de Paranaguá bateu 27 recordes de produtividade

Nos últimos 18 meses, o Porto de Paranaguá obteve 27 recordes de produtividade. Um deles foi o embarque de açúcar no berço 204, que ocorreu no dia 25 de novembro, quando foram carregadas 54,5 mil toneladas do produto em um único navio de bandeira grega, o Union Mariner, com destino a Cingapura. O volume é 6% superior ao patamar carregado com açúcar anteriormente no berço. O carregamento também bateu um recorde de produtividade do berço ao embarcar 40 mil toneladas do produto em um intervalo de 24 horas, operando a mais de 1,5 mil toneladas por hora. No total, o navio demorou 35 horas para ser carregado. Hoje, o Porto de Paranaguá é segundo no Brasil no ranking de movimentação de açúcar, com uma média de 4,5 milhões de toneladas embarcadas por ano.

De janeiro a outubro de 2016, foram exportadas 3,56 milhões de toneladas, 475 mil toneladas a mais na comparação com o mesmo período do ano passado. Somadas as exportações de soja, milho, farelos e açúcar atingiram 17,5 milhões de toneladas no ano passado, segundo o “Panorama de mercado das principais atividades da agropecuária paranaense”, estudo produzido pelos técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desse volume, 8,5 milhão de toneladas foram de soja em grãos. “Essa movimentação vem aumentando anualmente, proporcionando recordes de volumes exportados e mantendo Paranaguá, ao longo dos últimos anos, como o segundo porto do país na exportação de commodities agrícolas. O principal destino dessas exportações é a China, seguida pela União Europeia”, explica o engenheiro-agrônomo Nilson Hanke Camargo, do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP.

Entre janeiro e outubro deste ano, a soja em grão movimentou 7,720 milhões de toneladas. No primeiro trimestre deste ano, o Porto de Paranaguá bateu o recorde de movimentação total de cargas, chegando a 11,18 milhões de toneladas, o que fez superar o recorde anterior registrado há dois anos, com 11,10 milhões de toneladas. No período de janeiro a outubro de 2016, a movimentação total de cargas atingiu 38,6 milhões de toneladas.

Leia a matéria completa, clique aqui 

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio