Sistema FAEP/SENAR-PR

Oeste do PR encerra plantio de verão com tranquilidade

Em Cascavel, os produtores aproveitam a previsão de 20 milímetros de chuva, que deve se concretizar entre hoje e amanhã

As últimas áreas ainda não semeadas nesta safra de verão na Região Oeste do Paraná estão sendo percorridas pelas plantadeiras num trabalho que não para mesmo no fim de semana. Em Cascavel, os produtores aproveitam a previsão de 20 milímetros de chuva, que deve se concretizar entre hoje e amanhã. Depois disso, terão apenas uma semana de sol antes que chuvas mais intensas e contínuos cheguem no início de novembro.

A Expedição Safra Gazeta do Povo apurou que a preocupação com a seca registrada na Região Norte não atinge o Oeste, que abriu o plantio nacional em meados de setembro. As lavouras sentiram o calor e o tempo seco das últimas semanas, mas preservam potencial de produtividade, de acordo com técnicos e produtores.

A estimativa é de uma safra cheia no corredor produtivo que envolve também a região de Toledo. A soja se manteve como principal aposta (chegando a 1 milhão de hectares, 20% da área estadual) e reduziu a já limitada área de milho, cada vez menor no verão (agora com 35 mil hectares). A região passa a produzir cereal praticamente só no ciclo de inverno.

A partir desta segunda-feira, a Expedição Safra percorre o Leste do Paraguai, onde estão concentradas as lavouras de grãos do país. As visitas de campo e os encontros com produtores devem mobilizar cerca de 500 pessoas.

Fonte: Gazeta do Povo – 20/10/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio