Sistema FAEP/SENAR-PR

Núcleo de Cadecs fortalece cadeias de aves e suínos no Paraná

Recém-lançado, projeto desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR colabora com as negociações entre o setor produtivo e as indústrias

A partir de agora, o setor produtivo das cadeias de aves e suínos no Paraná conta com mais um mecanismo nas negociações com as unidades industriais. Na última reunião conjunta das Comissões Técnicas das duas atividades, realizada no dia 22 de agosto, em Curitiba, o Sistema FAEP/SENAR-PR lançou o Núcleo de Cadecs do Paraná. O projeto surge como uma ferramenta para fortalecer a atuação das comissões já existentes pelo Estado e das que serão constituídas futuramente.

“Temos que achar uma forma de todos os elos das cadeias sobreviverem. Não basta saber produzir, tem que saber negociar. Neste ponto entram as Cadecs e agora o Núcleo”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Precisamos de um esforço coletivo para implantar a Lei da Integração, fazer vigorar. O Sistema está montando toda a estrutura para subsidiar os produtores”, complementa. O Núcleo de Cadecs conta com assessorias técnica e jurídica da FAEP e capacitação via SENAR-PR.

A formação das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) atende a Lei n.º 13.288/2016, conhecida como Lei de Integração, aprovada pelo governo federal no ano passado. A legislação exige a formação de comissões paritárias nas unidades industriais. Mais, as Cadecs devem contar com o mesmo número de representantes do setor produtivo e das empresas, com regimento interno próprio, que define, entre outras coisas, a periodicidade das reuniões. O Núcleo de Cadecs do Paraná também tem como base a Lei da Integração.

Leia matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio