Sistema FAEP/SENAR-PR

Novidades do PRONAF mais alimentos

O Conselho Monetário Nacional – CMN publicou nestaquinta-feira (30/10) a resolução 3.904 que altera as atividades que podem serfinanciadas no Pronaf Mais Alimentos.

A novidade é a inclusão das culturas de cana-de-açúcar esoja que não eram beneficiadas anteriormente.

Desta forma, o texto no MCR passa a considerar as seguintesculturas: açafrão, arroz, café, cana-de-açúcar, , centeio, erva-mate, feijão,milho, soja, sorgo, trigo, fruticultura, cultura de palmeiras, olericultura,apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte e de leite,caprinocultura, ovinocultura, pesa e suinocultura.

Outra mudança no Pronaf Mais Alimentos é o financiamento decolheitadeiras, possível desde o início do mês, porém ainda enfrentadificuldades de operacionalização nos bancos. Devido ao limite individual porprodutor de R$ 130 mil as colheitadeiras devem ser adquiridas em grupos deprodutores.

 

Novo limite de crédito e prazo para o programa de sustençãodo investimento – BNDES PSI

O CMN elevou o limite de crédito do Programa de Sustentaçãodo Investimento – BNDES PSI em 10 bilhões passando para R$ 134 bilhões.Estabeleceu também nova data de vigência. O BNDES- PSI irá vigorar até 31 demarço de 2011 com taxa de juros de 5,5% a.a.

 

Renegociação de dívidas de custeio de maçã

Operações de crédito rural de custeio de maçã da safra2009/2010 poderão ser prorrogadas em até três parcelas de acordo com aresolução nº 3.902 publicada pelo CMN nesta quinta-feira.

Para fazer a prorrogação o produtor deve solicitar ao bancoaté 15 de outubro de 2010 areprogramação das parcelas vencidas e vincendas que deverão ter novosvencimentos nos meses de outubro, novembro e dezembro.

 

Por Tânia Moreira DET/FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio