Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP abre novas inscrições para curso sobre seguro agrícola

No total, são quatro novas turmas para a capacitação, que fornece um panorama sobre como funciona e as diferenças entre os tipos da ferramenta de gestão de risco

O Sistema FAEP/SENAR-PR está com inscrições abertas para mais quatro turmas do curso “Seguro Rural”, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. A formação é destinada a produtores, funcionários de sindicatos rurais, profissionais de assistência técnica e instituições financeiras, além de outros profissionais envolvidos na cadeia produtiva do agronegócio. O pré-requisito é que a pessoa atue no Paraná. O treinamento é gratuito e as aulas ocorrem ao vivo, por videoconferência.

“O acesso a um seguro rural que atenda aos interesses dos produtores rurais é uma ferramenta pela qual lutamos há décadas. Já somos o Estado que mais contrata apólices, mas ainda precisamos ampliar a cobertura. A gestão de risco é um instrumento fundamental para a permanência dos produtores rurais em suas respectivas atividades e conhecimento é a chave para que o benefício chegue a cada vez mais propriedades paranaenses”, ressalta o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

O curso sobre seguro rural já formou 1.004 participantes, desde outubro de 2020, quando foram realizadas as primeiras turmas. Ao todo, foram 36 turmas: seis em 2020; 22 em 2021 e oito em 2022. A maioria das pessoas que fez o treinamento atua em instituições financeiras ou cooperativas de crédito, 274 no total. Em segundo lugar estão os produtores rurais, com 112 representantes; seguidos por profissionais de assistência técnica (consultoria), com 99 formados; e assistência técnica (planejamento), com 82 concluintes.

Novas turmas

Os participantes do curso terão acesso a conteúdos como os conceitos da área de seguro agrícola e sua importância para a gestão de riscos, programas no âmbito federal e estadual, Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), mercado e modalidades de seguros rurais, tipos de cobertura, exemplos de cálculos, pontos de  atenção ao contratar um seguro, ocorrência de sinistro, perícia e formação da taxa do seguro (prêmio).

O quadro de instrutores conta com alguns dos mais renomados profissionais da área de seguro agrícola no Brasil: Gilson Martins, engenheiro florestal, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Luiz Antonio Digiovani, engenheiro agrônomo e já atuou como gerente na área de crédito rural da superintendência do Banco do Brasil no Paraná; e Odair Machado, engenheiro agrônomo, com 20 anos de atuação em multinacionais e empresário na área de tecnologia no ramo de seguros rurais. Os três ministram um módulo cada um.

Inscrições

As inscrições para o curso devem ser feitas por meio do site sistemafaep.org.br ou aqui. As turmas serão fechadas por ordem de inscrição e os participantes serão contatados por e-mail e telefone informados no cadastro.

As aulas ocorrem sempre das 15h às 17h, ao longo de três dias seguidos. As turmas estão marcadas para os seguintes períodos: 16 a 18 de agosto; 27 a 29 de setembro; 18 a 20 de outubro; e 8 a 10 de novembro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 2169-7923 ou pelo e-mail: economico@faep.com.br

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

4 comentários

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio